Notícias

Mobilidade é principal desafio de Brasília para Copa

Algumas das principais obras para melhorar o trânsito ainda não foram licitadas.


Com obras do estádio adiantadas e mais de 40% da arena concluída, o principal desafio de Brasília para sediar a Copa do Mundo em 2014 e abrir a Copa das Confederações em 2013 é a mobilidade urbana. Algumas obras, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a ampliação da via que liga o aeroporto ao centro da cidade ainda não foram licitadas.

Para os turistas a principal dificuldade pode ser chegar até o centro ao desembarcar no aeroporto, apesar das opções de transporte. Em horário de pico, o trânsito é grande.

Hoje, o turista pode fazer o trajeto de táxi ou em um ônibus executivo, que custa R$ 8. O ônibus faz o trajeto aeroporto até a Esplanada dos Ministérios e os setores hoteleiros Sul e Norte.

O VLT que fazia parte do projeto inicial para a Copa em Brasília, teve a licitação cancelada pela Justiça por suspeita de irregularidades. Um novo projeto será lançado, mas as obras podem não ficar prontas para o evento esportivo.

Ele ligaria o aeroporto à primeira estação do metrô, no final da Asa Sul. Com o metrô é possível chegar até a Rodoviária do Plano Piloto (rodoviária central que faz ligação com todas as cidades do Distrito Federal) e fica a dois quilômetros do estádio.

O secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, disse que o governo está correndo para resolver a licitação do VLT, mas independente desta obra haverá outras opções para se chegar no centro da cidade a partir do aeroporto.

– Isso [a suspensão das obras e cancelamento da licitação] foi uma ação que não se deu nesse governo e ficamos aguardando a decisão da Justiça. A Justiça se pronunciou recentemente. Todas as medidas foram tomadas pra que façamos a nova licitação e o projeto já está pronto. O VLT não é impeditivo para mobilidade. O mesmo trecho pode ser feito por ônibus executivo e VLP [Veículo Leve sobre Pneus].

De acordo com Monteiro, as obras do VLP, que estão funcionando normalmente, ligarão as cidades do Gama e Santa Maria ao centro da capital, passando pelo aeroporto até a Rodoviária do Plano Piloto.
O secretário para a Copa diz que “não vai ser por falta de transporte que as pessoas que visitarão a cidade e mais aqueles que aqui moram terão problema para assistir a Copa”. Na opinião de Monteiro, Brasília não tem problemas de mobilidade.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *