Obra terá mais de um quilômetro de extensão e mais de 12,5 quilômetros de acessos, com custo de R$ 300 milhões
O Ministério dos Transportes lançou, na manhã desta terça-feira (3), o edital de licitação para a construção da ponte que vai interligar os municípios de Penedo, na região do Baixo São Francisco, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe.
Demanda histórica, a obra terá 1,2 km de extensão e mais de 12,5 quilômetros de acessos. O custo está na ordem de R$ 300 milhões (recursos do Governo Federal). A previsão é de que o serviço seja executado em 36 meses (3 anos).
Com o lançamento do edital de licitação, as empresas interessadas na obra apresentarão suas propostas. Após esse processo burocrático ser superado, a empreiteira vencedora será apresentada e a ordem de serviço assinada para o início da construção.
A ponte se ligará à BR-349 (que começará em Maceió e seguirá até Aracaju), viabilizando um eixo federal nos dois estados. A pista terá duas faixas de rolamento, acostamento, passagem de pedestres, ciclovias, acessos e vãos de navegação estimados em 150 metro
A novidade foi anunciada pelo ministro Renan Filho (MDB), durante entrevista coletiva, em Brasília, com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT/SE); do governador Paulo Dantas (MDB); do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD); dos prefeitos de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes (MDB) e de Neópolis, Celio Lemos Bezerra (PL); além de representantes da bancada federal dos dois estados.
Conforme Renan Filho, a ponte será fundamental para melhorar o escoamento da produção dos dois estados e para o aumento do fluxo de turistas na região, fortalecendo a economia local.
“A obra faz a integração dos dois estados de todos os modos, sobretudo pelo turismo. No caso de Alagoas, a ponte contribui para este segmento, principalmente porque o Estado ganhará um novo resort no Litoral Sul, e este incentivo, certamente, vai se espraiar para o Norte de Sergipe, onde está localizado o município de Neópolis. Eu nunca achei que essa ponte fosse impossível de fazer”, destacou o ministro dos Transportes.
Já Paulo Dantas elogiou o empenho do Governo Federal para que este projeto seja materializado. Segundo ele, a obra era desacreditada.
“Esse empreendimento é a prova de que se concretiza o pacote de investimentos, que é a marca do governo do presidente Lula. A ponte é a prova de que vamos fomentar a região do Baixo Francisco. Estamos motivados, felizes e tenho certeza que faremos um trabalho extraordinário. Pouca gente acreditava que essa obra sairia do papel, mas o ministro Renan Filho foi firme em todos os momentos para dizer que iria buscar todas as estratégias e soluções para viabilizar a obra”, ressaltou o governador.
Na breve fala que teve, o senador Renan Calheiros (MDB) pediu o empenho da bancada federal dos dois estados para direcionar emendas visando à duplicação da rodovia BR-349. A ideia também foi reforçada pelo ministro Márcio Macêdo.
A construção da ponte Neópolis/Penedo, conforme a pasta ministerial, faz parte de um conjunto de obras estruturantes que visam ao melhor funcionamento da malha viária de Alagoas. Além da ponte, também foram anunciadas as obras do Arco Metropolitano de Maceió (que incluem a duplicação da BR-116/AL com a construção de um viaduto), além da duplicação da BR-424/AL e BR-104/AL.
(Fonte: Gazeta Web)