Notícias

Metrô adia pela segunda vez licitação sobre a Linha 20-Rosa

Processo público deverá contratar empresa para participar da elaboração do projeto básico.

O Metrô de São Paulo informou nesta terça-feira, 2 de abril de 2024, ter adiado a licitação 10019740 para contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para desenvolver o projeto da Linha 20-Rosa.

A realização da abertura das propostas deveria acontecer na quarta (3), mas foi transferida para o próximo dia 24 às 14 horas em edifício administrativo do Estado, portanto, em processo presencial.

Caberá quando houver a seleção, da empresa ou consórcio vencedor do contrato, atuar no projeto da nova linha de metrô que partirá da capital. A companhia inclusive já realizou audiências públicas sobre este tema.

Saindo do papel, a Linha 20-Rosa será o primeiro meio de transporte de alta capacidade para o ABC Paulista, após a Linha 10-Turquesa.

Isto porque a Linha 18-Bronze que seria um sistema de monotrilho similar ao da linha 15, de média capacidade, foi “enterrado” na gestão do então governador João Dória, que em paralelo a isto, concedeu todas as linhas intermunicipais dos sete municípios do ABC para uma única empresa.

Esta empresa inclusive, será a responsável por meio de um aditivo contratual, de construir e operar o BRT ABC implantado no lugar do monotrilho, com capacidade de transporte de pessoas, menor que um metrô, por ser feito com ônibus, além de estar sujeito a interferências corriqueiras na região, como trânsito e alagamentos.

A linha 20-Rosa partirá da região da Água Branca até Santo André terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.

Essa linha contará com 24 estações e uma extensão de 31,1 km, atendendo além de São Paulo, os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André que terá três estações (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André), integrando com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Objetivo também do Metrô é interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas – Jabaquara e a região industrial do ABC, integrando com outras várias linhas, inclusive com a Linha 6-Laranja em construção.

(Fonte: Diário dos Trilhos)

Related posts
Notícias

Em Palmas, prefeitura conclui licitação dos serviços de ônibus para escolas na zona rural

Palmas – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirmou, por meio de uma publicação no…
Read more
Notícias

Empresa vence licitação e pode executar obras em praça de Paranaíba por R$ 870 mil

Empresa fará revitalização do paisagismo e urbanismo da praça do município Foi publicado, em…
Read more
Notícias

Governo do RS realiza licitação para a compra de 690 veículos para órgãos de segurança

Certame para registro de preço ocorre pela modalidade pregão eletrônico nesta segunda-feira…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *