Notícias

Metrô adia pela segunda vez licitação sobre a Linha 20-Rosa

Processo público deverá contratar empresa para participar da elaboração do projeto básico.

O Metrô de São Paulo informou nesta terça-feira, 2 de abril de 2024, ter adiado a licitação 10019740 para contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para desenvolver o projeto da Linha 20-Rosa.

A realização da abertura das propostas deveria acontecer na quarta (3), mas foi transferida para o próximo dia 24 às 14 horas em edifício administrativo do Estado, portanto, em processo presencial.

Caberá quando houver a seleção, da empresa ou consórcio vencedor do contrato, atuar no projeto da nova linha de metrô que partirá da capital. A companhia inclusive já realizou audiências públicas sobre este tema.

Saindo do papel, a Linha 20-Rosa será o primeiro meio de transporte de alta capacidade para o ABC Paulista, após a Linha 10-Turquesa.

Isto porque a Linha 18-Bronze que seria um sistema de monotrilho similar ao da linha 15, de média capacidade, foi “enterrado” na gestão do então governador João Dória, que em paralelo a isto, concedeu todas as linhas intermunicipais dos sete municípios do ABC para uma única empresa.

Esta empresa inclusive, será a responsável por meio de um aditivo contratual, de construir e operar o BRT ABC implantado no lugar do monotrilho, com capacidade de transporte de pessoas, menor que um metrô, por ser feito com ônibus, além de estar sujeito a interferências corriqueiras na região, como trânsito e alagamentos.

A linha 20-Rosa partirá da região da Água Branca até Santo André terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.

Essa linha contará com 24 estações e uma extensão de 31,1 km, atendendo além de São Paulo, os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André que terá três estações (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André), integrando com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Objetivo também do Metrô é interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas – Jabaquara e a região industrial do ABC, integrando com outras várias linhas, inclusive com a Linha 6-Laranja em construção.

(Fonte: Diário dos Trilhos)

Related posts
Notícias

Piracicaba abre licitação para reformar Teatro Dr. Losso Netto

A Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba abriu licitação para execução de obras de reforma…
Read more
Notícias

Licitações destinam 17 milhões para asfalto na região sul da capital

Investimentos serão destinados a obras de infraestrutura e pavimentação nas regiões do Complexo…
Read more
Notícias

Licitação para fornecimento de refeições em presídios da região é suspensa

Os efeitos da decisão serão mantidos até o julgamento de mérito do processo, a não ser que…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *