Banco francês BNP Paribas venceu licitação para conceder recursos ao Rio
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta quarta-feira, que conversou com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, sobre o empréstimo de R$ 2,9 bilhões que o estado precisa obter para colocar a folha de pagamento dos servidores em dia. Os recursos serão concedidos pelo banco BNP Paribas, que venceu uma licitação na qual ações da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) foram dadas como garantia.
Meirelles disse que orientou Pezão a recomendar à instituição que conclua os trâmites burocráticos o mais rápido possível para que o empréstimo saia do papel. Segundo o ministro, o Tesouro Nacional não pode intervir nesse processo:
— Conversei com o governador e o que eu disse a ele é recomendar à instituição que venceu a licitação para tentar fazer (a liberação do empréstimo) o mais rápido possível. Mas, evidentemente, é um empréstimo concedido por uma instituição privada internacional que foi a que ganhou a licitação e, portanto, não cabe ao Tesouro decidir quando essa empresa vai fazer o empréstimo. Tem que obedecer os critérios de crédito da instituição.
(Fonte: O GLobo)