Notícias

Marcos Valério acusa PT de ter cobrado pedágio para publicidade

Banco do Brasil afirma que prestou todas as informações às autoridades competentes para a investigação dos fatos e que as agências de publicidade que atendem ao banco são contratadas por licitação.

Nesta quarta-feira, jornal trouxe novos trechos do depoimento de Valério. Ex-diretor do Banco do Brasil recebeu as notícias com muita indignação.

Líderes da oposição foram à Procuradoria-Geral da República pedir abertura de investigação sobre as declarações de Marcos Valério. “É fundamental que os esclarecimentos sejam oferecidos e cabe ao Ministério Público a investigação judiciária para uma eventual responsabilização civil e criminal”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Nesta quarta-feira (12), o jornal O Estado de S. Paulo trouxe novos trechos do depoimento do operador do mensalão ao Ministério Público. Valério acusou ex-dirigentes do Banco do Brasil de instituírem uma espécie de pedágio cobrado das agências de publicidade que prestavam serviço ao banco. Segundo ele, 2% de todos os contratos iam para o PT.

Segundo Valério, o esquema de desvio de dinheiro público teria sido elaborado por Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do banco, condenado no julgamento do mensalão, e por Ivan Guimarães, ex-presidente do Banco Popular do Brasil.

O advogado de Henrique Pizzolato negou, e disse que o ex-diretor do Banco do Brasil recebeu as notícias com muita indignação.

Em nota, o Banco do Brasil afirma que prestou todas as informações às autoridades competentes para a investigação dos fatos e que as agências de publicidade que atendem ao banco são contratadas por licitação.

No Palácio do Planalto, esforços estão voltados para a defesa do ex-presidente, também citado no depoimento de Valério. Segundo o jornal, o operador do mensalão afirmou que Lula teria dado OK aos empréstimos fraudulentos do BMG e do Banco Rural para o PT em uma reunião no Palácio.

Nesta quarta-feira, o secretário-geral da Presidência negou que essa reunião tenha acontecido. “Eu fui chefe de gabinete do presidente Lula durante oito anos, eu sei quem entrou e quem deixou de entrar naquele gabinete. Esse senhor nunca pisou aquele gabinete”, disse Gilberto Carvalho.

O PT afirmou que as declarações de Marcos Valério são mentirosas. O ex-presidente do Banco Popular, Ivan Guimarães, não foi encontrado pra comentar as denúncias.

 

(Fonte: Jornal O Globo)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *