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Marcada para hoje licitação para contratar empresa que vai estudar viabilidade da Linha 3

Companhia também vai fazer análise da extensão da Linha 4 do Jardim Oceânico até o Recreio.

Está marcada para hoje à tarde a licitação para contratar a empresa que vai estudar a viabilidade da Linha 3 do metrô, que prevê ligar a Praça XV, no Centro do Rio, a São Gonçalo, passando por Niterói, ambos na Região Metropolitana. A companhia também vai fazer uma análise da extensão da Linha 4 do Jardim Oceânico até o Recreio dos Bandeirantes, passando pelo Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

A empresa a ser escolhida vai levantar o custo das obras, na área financeira, e projetar o número de passageiros que utilizariam os trechos, além da quantidade de estações a serem criadas – isso no campo da demanda. Segundo o Governo do Estado, o prazo de execução dos serviços será de 12 meses.

A discussão sobre a Linha 3 é antiga aqui no Rio, vem pelo menos desde os anos 60, quando o projeto metroviário do estado foi lançado. Esse plano previa justamente levar o transporte até Niterói, passando por baixo da Baía de Guanabara. Depois, o trecho foi ampliado até Alcântara, em São Gonçalo.

Desde então, anúncios de parcerias entre os governos federal e estadual foram feitos; um edital de licitação chegou a ser lançado, mas, até hoje, nada saiu do papel. Em 2013, por exemplo, o então governador Sérgio Cabral e a então presidente Dilma Rousseff anunciaram uma parceria para arrecadar cerca de 2 bilhões e meio de reais para a construção da Linha 3, entre Niterói e São Gonçalo. Depois, surgiram propostas para substituir metrô por BRT ou VLT, mas isso foi descartado. Então, o último “capítulo” dessa história é essa nova licitação, para escolher a empresa que vai estudar a viabilidade disso tudo.

O governo do estado avalia que, apesar de ser um desafio técnico, a ligação Praça XV x Araribóia é uma extensão estratégica e necessária, por serem duas grandes cidades. Já a ligação Araribóia x Alcântara levaria benefícios para os moradores e para a economia local, com mais pessoas morando nesses locais e também comércio e indústria mais fortes. Segundo o termo de referência da licitação, se não houver uma rede de transporte de alta capacidade na região de Niterói e São Gonçalo, o crescimento urbano desconcentrado, com vazios nas cidades, tende a aumentar.

A gente lembra que o Estado, em parceria com a prefeitura de São Gonçalo, iniciou as obras do Mobilidade Urbana Verde Integrada, o Muvi, entre Neves e Guaxindiba, em São Gonçalo, num trecho de 18 quilômetros e 31 estações. Lá, estão sendo implantados um corredor preferencial para ônibus, o BRS, e faixas para carros.

(Fonte: CBN Rio de Janeiro)

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