Notícias

Licitações sustentáveis e ações de educação ambiental desenvolvidas pela AGU

São destaques em congresso de Marrakesh

As inovações desenvolvidas pela Advocacia-Geral da União (AGU) com vistas à adoção de licitações sustentáveis e à capacitação de servidores públicos na área foram destaque no 7º Congresso Mundial de Educação Ambiental. O evento reuniu cerca de 1.800 especialistas em Marrakesh (Marrocos) entre os dias 9 e 14 de junho.

 

Apresentando o painel “Compras Públicas Sustentáveis e Educação Ambiental no Brasil: os benefícios desta interação”, a advogada da União Teresa Villac Pinheiro Barki, da Consultoria Jurídica da União no Estado de São Paulo (CJU-SP), abordou durante o encontro, a fundamentação jurídica das contratações públicas sustentáveis no Brasil e a importância de treinamentos específicos para servidores públicos.

 

As iniciativas da Advocacia-Geral a partir destes conceitos são coordenadas pelo Núcleo Especializado em Sustentabilidade, Licitações e Contratos (NESLIC), vinculado à Consultoria-Geral da União (CGU), do qual Teresa Barki é integrante. Para ela, compartilhar a experiência em um evento de grande porte confirma o papel que a AGU detém hoje no Brasil em licitações sustentáveis, “atuando como protagonista de relevo perante toda a Administração Pública, não só federal, mas também estadual e municipal”.

 

A apresentação da advogada da União ressaltou o que vem sendo aperfeiçoado pela AGU nesta seara para conferir segurança jurídica às licitações sustentáveis em seus pareceres, nas capacitações públicas voltadas para servidores das áreas de contratação e gestão e advogados que atuam nas Consultorias Jurídicas, bem como nas ações desenvolvidas por meio do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública).

 

Foram detalhadas iniciativas como as capacitações presenciais, o uso da internet para transmissão de dados, o desenvolvimento de grupo estudo, o incentivo a publicações de artigos acadêmicos e livros dentre seus membros e a criação do NESLIC.

 

Aprendizado

 

Teresa Barki avalia que o congresso possibilitou “dias de intenso aprendizado e troca de experiências com representantes de diversos países, inclusive vários deles de órgãos brasileiros, como o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, Universidades Federais, entre outros”. “Considero crucial a inserção do Brasil no cenário internacional das contratações sustentáveis, apresentando as ações que temos desenvolvido na Advocacia-Geral da União nas capacitações públicas, que ocorrem desde 2010, por meio da adesão à A3P, e desde 2008, com a recente criação do NESLIC”, completou. Segundo ela, a cidade do evento se destaca por ter sediado o Processo de Marrakesh, iniciado em 2003, que é marco fundamental para as ações referentes à produção e consumo sustentáveis no âmbito das Nações Unidas.

 

O NESLIC, que é coordenado pelo advogado da União Marcos Weiss Bliacheris, da Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio Grande do Sul (CJU-RS), possui sede na CGU, em Brasília. A CGU é um dos órgãos da estrutura da AGU.

 

Por: Wilton Castro

(Fonte: Advocacia-Geral da União)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *