Notícias

Licitação para privatizar aeroporto será em outubro

O edital de concessão no qual o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí) faz parte, junto a outros quatro aeroportos (Campinas, Ubatuba, Itanhaém e Bragança Paulista), será publicado em outubro pela Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo. A informação foi dada pelo secretário Duarte Nogueira, durante visita, na semana passada. O projeto prevê a ampliação, manutenção e exploração dos cinco aeródromos, em um único lote, pela iniciativa privada, pelo prazo de 30 anos. 

O processo para a concessão foi protocolado pelo Estado, em maio de 2013, na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Somente no início de 2014, o Governo Federal concedeu anuência prévia para o processo de licitação da concessão, que foi revogada dias depois. Após a suspensão por parte do governo federal, o processo permaneceu paralisado por um ano e meio. Com a publicação da portaria, em junho deste ano, que confere anuência à concessão, a modelagem econômico-financeira do projeto está sendo atualizada. A estimativa do governo é de que o investimento inicial no aeroporto de Jundiaí seja em torno de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões.

Segundo o secretário Duarte Nogueira, a intenção é de lançar o edital em outubro e em novembro ter o contrato assinado. “Entre janeiro e fevereiro já seria feira a transição da administração. Q empresa contemplada com a concessão ficará responsável por cumprir um cronograma de obras, que inclui a ampliação da área de recepção dos passageiros, hangares e pátio”, detalha.

Além de ser responsável pela adequação da infraestrutura existente, operação e manutenção, a empresa vencedora do edital deverá realizar investimentos e obras necessárias, como também estudos para levantamento de necessidades de construção, melhorias, aparelhamento, reformas e ampliações dos aeródromos.

O secretário não arrisca um percentual para o aumento no movimento do aeroporto de Jundiaí, que em 2014 movimentou 86.104 aeronaves e 13.428 passageiros (entre embarques e desembarques), mas acredita que a cidade seja uma opção viável e atrativa para a aviação de jatos. “Os aeroportos de São Paulo estão saturados, e de Campinas também. Jundiaí fica entre os dois grandes centros e possui rodovias que dão acesso tanto à Capital quanto ao Interior”, argumentou.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *