Notícias

Licitação para iluminação de Niterói é anulada pelo TCE

Tribunal aponta erro em escolha de modalidade. Projeto prevê instalação de nove mil lâmpadas de LED

A prefeitura terá que refazer o edital do projeto de modernização do sistema de iluminação pública da cidade, divulgado em setembro. Lançado como pregão presencial, o processo, no valor de R$ 41 milhões, foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio(TCE), que considerou errada a modalidade da licitação. Agora, o certame será uma concorrência pública. A diferença básica é que o primeiro, menos complexo, está mais relacionado a bens e serviços e o segundo a obras e serviços de engenharia.

De acordo com o relatório publicado no último dia 27 pelo TCE, o edital trata sobre a “reforma do sistema de iluminação pública”, à medida que substitui lâmpadas a vapor de sódio por LED e a implantação de telegestão no sistema, que envolve o desenvolvimento de projetos e softwares específicos.

O relatório diz que o objeto é caracterizado como obra, portanto, a modalidade pregão é inadequada, devendo ser realizada uma concorrência pública. O processo começou a partir de uma representação encaminhada ao TCE por uma empresa privada, que alegava irregularidades no edital devido à sua complexidade.

Segundo a prefeitura, a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) respondeu aos questionamentos do TCE e seguiu a recomendação de mudança na modalidade; assim, uma nova licitação está sendo preparada. O Executivo não explicou por que o edital foi lançado como pregão.

O objetivo do projeto é modernizar o sistema de iluminação pública, com lâmpadas de LED mais potentes e econômicas, em 231 vias. Ao todo, serão substituídas cerca de nove mil luminárias e projetores, inicialmente nas vias principais da cidade e ruas onde há circulação de ônibus. Entre os locais beneficiados estão as avenidas Roberto Silveira, Amaral Peixoto, Visconde do Rio Branco e Central Ewerton Xavier, além dos túneis Roberto Silveira e Raul Veiga. O projeto ainda contempla a Ilha da Conceição, que será o primeiro bairro da cidade a ter 100% de iluminação em LED nas vias públicas.

(Fonte: O Globo – Rio)

Related posts
Notícias

Em Palmas, prefeitura conclui licitação dos serviços de ônibus para escolas na zona rural

Palmas – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirmou, por meio de uma publicação no…
Read more
Notícias

Empresa vence licitação e pode executar obras em praça de Paranaíba por R$ 870 mil

Empresa fará revitalização do paisagismo e urbanismo da praça do município Foi publicado, em…
Read more
Notícias

Governo do RS realiza licitação para a compra de 690 veículos para órgãos de segurança

Certame para registro de preço ocorre pela modalidade pregão eletrônico nesta segunda-feira…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *