Notícias

Licitação para construção de usinas solares em Uberaba é adiada

Sessão pública da concorrência por menor preço global, que ocorreria nesta semana, foi remarcada para o dia 4 de maio. Mudança segue as medidas de combate ao coronavírus.

Seguindo as medidas de combate à Covid-19, a Prefeitura de Uberaba comunicou que foi adiado o processo licitatório para contratação de empresa para implantação, operação, manutenção e gestão de usinas solares fotovoltaicas que vão suprir a demanda energética da estrutura física da administração direta e indireta.

De acordo com Glauber Faquineli, assessor de Assuntos Estratégicos Regionais da Prefeitura, a sessão pública da concorrência por menor preço global, que ocorreria nesta semana, foi remarcada para o dia 4 de maio, às 14h. O objetivo é a melhor programação e adequação por parte das licitantes interessadas na participação do certame.

“Uberaba foi um dos primeiros municípios brasileiros a abrir processo licitatório na modalidade de Parceria Público-Privada. É um projeto inovador, sustentável e que gera economicidade para a Prefeitura, porque o investimento é total da iniciativa privada. A energia solar é mais barata e vai possibilitar que a Prefeitura economize neste gasto e otimize seus recursos”, comentou.

De acordo com o edital, o valor estimado para a concessão do objeto é de R$ 218,4 milhões pelo período de 26 anos, sendo um ano para implantação e 25 anos de contraprestação. Este valor corresponde à soma de todas as contraprestações mensais estimadas ao longo do prazo da concessão, excluído o tempo da implantação, não contemplando eventuais aportes.

Usina Fotovoltaica
O projeto prevê a construção de três usinas fotovoltaicas de cinco megawatts. O contrato deve ser de 25 anos, no qual o concessionário deve fazer todo o investimento e ao final ele é revertido ao Município. Os estudos, produzidos pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e pela empresa Innova Energy, foram entregues ao Conselho Gestor de PPPs no início de agosto de 2019.

O anúncio da instalação da usina em Uberaba foi feito em novembro de 2018, quando a empresa Innova Energy também protocolou na Prefeitura a solicitação de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), sobre a viabilidade de eficiência energética. A ideia é produzir energia solar para a redução de gastos do poder público.

Para o prefeito Paulo Piau, no futuro, será possível substituir a energia comprada por geração própria, por meio de fonte sustentável como é a energia solar. “Isso diminuirá custos para a Prefeitura, pois com o uso de energia mais barata é possível sobrar recursos para aplicar em áreas relevantes para a sociedade”, acrescentou.

(Fonte: G1 – Triângulo e Alto da Paranaíba)

Related posts
Notícias

CANOAS | ASM, que venceu licitação para gestão do HU, doa cinco UTI para cidade enfrentar a enchente

Entidade baiana mandou ofício ao prefeito de Canoas oferecendo os equipamentos e o transporte deles…
Read more
Notícias

PBH abre licitação de passarela para ligar Odilon Behrens à UPA Noroeste

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para a construção da passarela em estrutura…
Read more
NotíciasUncategorized

Prefeitura abre licitação para instalar 50 novos radares em vias de Piracicaba; veja locais

Equipamentos vão realizar controle de velocidade de veículos, avanço de sinal vermelho e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *