Notícias

Licitação para a concessão de táxis provoca debate no plenário

Os vereadores dividem opiniões sobre os critérios adotados

O processo licitatório, que pretende conceder 40 placas de táxis em Caxias do Sul, voltou a ser tema de debate no plenário da Câmara Municipal. Na sessão ordinária desta quarta-feira (07/03), o vereador Vinicius Ribeiro/PDT ocupou a tribuna para defender o modelo de técnica e outorga como o melhor para a licitação. Trouxe, ainda, informações sobre uma licitação semelhante, realizada no Distrito Federal, que, para ele, é um modelo que não serve para Caxias. Esse posicionamento respondeu a manifestações anteriores da vereadora Ana Corso/PT. Entre outros pontos, ela rebate a caução de R$ 3,5 mil a ser paga por candidatos a outorga, no município.

Vinicius destacou, também, que o processo não pode ser direcionado, apenas, para os auxiliares de táxi, mas ser o mais abrangente possível. Conforme ele, algumas modificações já foram feitas no projeto, contemplando parte das solicitações feitas pela categoria, em audiência pública, na Casa. Dentre as mudanças, segundo o pedetista, estão alterações nos critérios para a pontuação.

Em seguida, foi a vez de a vereadora Ana Corso/PT ocupar a tribuna, de onde reiterou a sua contrariedade aos critérios adotados em Caxias. Sustentou que o melhor processo é o que opta por diretrizes técnicas, sem valor de outorga.

Para a vereadora, a condução do processo é injusta e os auxiliares de táxi precisam ser beneficiados, pela experiência no exercício da profissão. Eles têm só 40 possibilidades de conquistarem essa permissão e, agora, vão disputar com outra categoria, enfatizou, ao justificar que os profissionais que já trabalham com táxis vão realizar o serviço melhor que outros que não despenham a função. Para Ana, o Executivo deve se preocupar em garantir a qualidade do serviço prestado.

Por outro lado, o vereador Gustavo Toigo/PDT seguiu na linha de Vinicius, ao enfatizar que é preciso ter muita cautela agora, para evitar problemas futuros. Toigo defendeu, ainda, que o processo não seja excludente. A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade está utilizando os melhores critérios, ao oportunizar auxiliares, com a abertura de oportunidades para outros profissionais, explicou.

Related posts
Notícias

Prefeitura de São Sebastião abre licitação para construção de Terminal de Ônibus

Dia 3 de maio às 10h acontecerá a abertura dos envelopes ‘proposta de preços’ para a…
Read more
Notícias

Licitação para asfaltamento da BR-319 é anunciada pelo DNIT; estrada liga Rondônia ao Amazonas

Projeto visa melhorar conexão entre estados com a reconstrução de trechos críticos da principal…
Read more
Notícias

Licitação para obras de ampliação, revitalização e urbanização do cemitério do Gravatá será nesta quinta-feira (2)

A Prefeitura de Penha estima que, após a licitação, as obras devem iniciar em 30 dias A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *