Notícias

Justiça paralisa licitação de ponte


DEER-MG é forçado a suspender concorrência para obra de estrutura que ligará o Norte ao Noroeste de Minas

A licitação para construção da ponte sobre o rio São Francisco, na MG–402, ligando as cidades de São Francisco e Pintópolis, está suspensa. Duas decisões judiciais determinaram a paralisação do certame após questionamento dos critérios usados para habilitação e retirada de empresas que participavam da concorrência.

A obra está orçada em R$ 102,4 milhões e é essencial para melhorar o trânsito de pessoas e produtos entre as regiões Norte e Noroeste de Minas, principalmente de grãos.

Segundo relatório divulgado pelo Departamento de Edificações e de Estradas de Rodagem de Minas (DEER-MG), 11 empresas demonstraram interesse em fazer a obra. No entanto, apenas três foram habilitadas na etapa que verifica se os participantes cumprem todos os critérios previstos no edital: OAS Engenharia e Construção, Construtora Aterpa e Consórcio São Francisco (formado pela Odebrecht Engenharia e Construção Internacional e pela CBPO Engenharia).

As demais tiveram algum tipo de problema que resultou na exclusão do processo.

VARAS
Segundo o DEER-MG, uma das suspensões foi determinada pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte, contra a habilitação da OAS. A outra decisão é do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, contra a inabilitação do Consórcio Paulitec. As argumentações que sustentaram os pedidos não foram divulgadas.

No último dia 26 de janeiro, o DEER-MG publicou, no “Minas Gerais”, a suspensão do processo desde “a abertura dos envelopes com as propostas comerciais e até a sequência das ações”. Os lances das empresas não chegaram a ser analisados.

“A Procuradoria Jurídica do DEER/MG já recorreu de ambas as decisões”, informou o órgão, em nota enviada à redação de O NORTE. Não há prazo para julgamento dos recursos.

ANÚNCIO
A construção da ponte de três quilômetros de extensão é uma demanda de mais de 30 anos da população da região. Ela é tão importante para as duas regiões que o início da licitação foi anunciado pelo próprio governador de Minas, Fernando Pimentel, em setembro do ano passado.

Na época, o Prefeito de Brasília de Minas, Gélison Ferreira, destacou a importância da estrutura. “Todos que utilizam as estradas da região serão diretamente beneficiados. A ponte vai trazer desenvolvimento e garantir durante e depois da construção a geração de empregos”, disse.

(Fonte: O norte)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *