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‘Já foi pacificado’, diz diretor da Agerba sobre ônibus elétricos após imbróglio em licitação

Após um imbróglio no processo licitatório, que vem se arrastando desde junho, os 20 ônibus elétricos adquiridos pelo governo da Bahia foram entregues na manhã desta segunda-feira (5), no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, e os veículos atenderão a população da Região Metropolitana de Salvador. Presente no evento, o diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), Carlos Henrique Martins, falou sobre os questionamentos da licitação na Justiça.

“Nós licitamos através do pregão eletrônico, uma das modalidades mais transparentes que existe hoje no sistema e simplesmente houve alguns questionamentos por parte de determinadas empresas, mas isso já foi pacificado e o sistema já está funcionando a partir de hoje. Houve questionamento jurídico, mas a Justiça já deu parecer favorável e não há mais nenhum óbice com relação a esses questionamentos”, respondeu Martins ao Bahia Notícias.

“Nós temos que entender que é uma matriz energética que o governo está implantando através dos ônibus elétricos e só quem tem benefício com isso é a população, a gente fica triste com esses questionamentos por parte de algumas empresas mas entendemos que quem ganha com isso é o cidadão, que vai ter ônibus confortável, com menos poluentes, e o país e o planeta agradecem”, acrescentou.

No último dia 23 de agosto, o BN já havia publicado que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atendeu um pedido feito pela Agerba para suspender a decisão em favor das empresas Plataforma Transporte SPE e Otima Transportes de Salvador no caso da interrupção da licitação dos ônibus elétricos que vão circular na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

ENTENDA O CASO

A briga das empresas Plataforma Transporte SPE e Otima Transportes de Salvador com a Agerba sobre a licitação dos ônibus elétricos vem se arrastando desde o mês de junho. Um dos pontos questionados é a realização do processo licitatório, com o modelo de pregão eletrônico, alegando a complexidade do objeto de contratação pelo Estado. A Plataforma e a Otima argumentaram que a modalidade escolhida é incompatível com o tipo de prestação de serviço buscado pela gestão estadual. A defesa é que o modelo adotado fosse o de concorrência pública. Ambas entraram com pedido de medida cautelar junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) (leia mais aqui e aqui).

À época, o Bahia Notícias também mostrou que o TCE-BA deferiu o pedido feito pelas empresas e determinou a suspensão imediata do processo licitatório. A Viação Cidade Sol foi a empresa que ganhou o certame para a operação e testes realizados para os novos ônibus elétricos. Na licitação, o valor unitário do custo quilométrico foi arrematado por R$ 4,5504 apresentado na contraproposta e o valor global estimado do contrato é de R$ 16.381.440. O critério de julgamento foi o menor valor unitário do custo quilométrico.

Em maio deste ano, o governador da Bahia, Rui Costa, visitou a fábrica BYD, em Campinas e discutiu a realização de parcerias para promoção de energia limpa no transporte público. O governo investiu mais de R$ 44 milhões na compra de 20 ônibus 100% elétricos. Com os veículos, a gestão estadual quer dar início ao projeto piloto que pretende substituir os ônibus a combustão que circulam na Região Metropolitana de Salvador.

Os ônibus elétricos vão ser usados, inicialmente, nas seguintes linhas: Ilha de São João x Terminal Pituaçu e Kartódromo (Praia de Ipitanga) x Terminal Pituaçu. Os ônibus serão abastecidos em dois terminais de integração com o Metrô, Retiro e Pituaçu, além do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), que dispõe de tecnologia para produção de energia solar.

(Fonte: Bahia Noticias)

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