As obras vão desde as mais simples, como correção de pequenas curvas, até as mais complexas como cortes em rochas. Para a escolha dos pontos, também foi considerado o grau de risco de acidentes e o valor de cada obra. A identificação dos pontos críticos foi feita com base na taxa de acidentes de trânsito, índice que calcula a periculosidade de um trecho da rodovia, levando em conta o número de acidentes com e sem feridos.
“É um momento extremamente positivo e importante o de repotencializar as ações nestas áreas, consideradas críticas. Os investimentos iniciais nos 17 trechos das rodovias considerados cruciais, técnica e cientificamente, darão condições de trafegabilidade para diminuir o número de acidentes. Essa atitude, tomada por parte governo do estado, vem realmente ao encontro das necessidades da população”, afirmou o deputado Valmir Comin (PP), presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa.
O governo aguarda a liberação de R$ 40 milhões de um convênio, ainda não assinado, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para liberar as obras dos outros 110 trechos.
Por: Michelle Dias
(Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina)