Notícias

Indústrias do Rio e de SP apresentam ao governo propostas para melhorar competitividade

Fiesp e Firjan divulgaram um documento com propostas que serão encaminhadas ao governo federal, com o objetivo de tornar a economia brasileira mais competitiva.

Rio de Janeiro – Em uma iniciativa inédita, as federações da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan) divulgaram ontem (1º) um documento com propostas que serão encaminhadas ao governo federal, com o objetivo de tornar a economia brasileira mais competitiva. O estudo avalia quatro áreas consideradas estratégicas para o país: logística, com destaque para portos; energia; tecnologia da informação (TI), com ênfase na banda larga; e educação.

Na área de energia, por exemplo, as federações defendem que o governo licite as concessões que vencerão por volta de 2015, sendo 28% de geração, 80% de transmissão e 41% de distribuição. Frisou que o patrimônio retorna, dessa forma, à União, que poderá promover novos leilões, sem necessidade de novos investimentos. Com isso, a tarifa brasileira, que hoje é 53% superior à média de 27 países, tenderá a cair.

Com as novas licitações, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, estimou que a redução na conta de luz dos brasileiros poderá chegar a 20%. Ele propôs à Firjan intensificar na internet a campanha Energia a Preço Justo, visando a atingir 1 milhão de assinaturas. “O objetivo é baixar a conta de luz para todos os brasileiros, não só para a indústria”.

Ainda na área de infraestrutura, o documento faz referência especial à situação dos portos brasileiros. Considerando uma lista de 142 países citada pelo estudo, o Brasil está na 130ª posição em relação à eficiência. “Perde para os países do Mercosul, para todos os parceiros comerciais na qualidade da infraestrutura”. O tempo de desembaraço das mercadorias nos portos brasileiros, tanto para exportação como para importação, é 5,5 dias, ante a média mundial de 2,9 dias, “o que é incompatível para o desenvolvimento do país”, salientou Paulo Skaf.

Related posts
Notícias

Governo de MT lança nova licitação para construir orla em Barão de Melgaço e fortalecer o turismo

Complexo turístico terá quiosques, playground, calçadão, estacionamento e plataforma de acesso…
Read more
Notícias

CANOAS | ASM, que venceu licitação para gestão do HU, doa cinco UTI para cidade enfrentar a enchente

Entidade baiana mandou ofício ao prefeito de Canoas oferecendo os equipamentos e o transporte deles…
Read more
Notícias

PBH abre licitação de passarela para ligar Odilon Behrens à UPA Noroeste

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para a construção da passarela em estrutura…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *