Notícias

Implementação da Ferrovia Norte-Sul no RS deverá ser tema de novas audiências públicas

A construção do trecho da ferrovia Norte-Sul no estado deverá fazer parte da segunda edição do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal.

A construção do trecho da ferrovia Norte-Sul no estado deverá fazer parte da segunda edição do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal. A notícia foi dada pelo diretor de operações da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, Bento Lima, na audiência pública sobre a situação das concessões do transporte ferroviário no estado e a implementação da Ferrovia Norte-Sul, que lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa nessa segunda-feira (22). “O PIL 2 será lançado no final do ano. Estamos estudando a possibilidade de unir a ferrovia Norte-Sul em todo o país para que os trens possam ir do Rio Grande do Sul a Belém do Pará”, disse. A audiência foi proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB) na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável e recebeu representações de diversos municípios gaúchos e de órgãos e entidades ligadas ao tema.

 

Segundo Bento Lima, no momento, o trecho de 550 Km entre Chapecó (SC) e Rio Grande (RS) passa por em estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de traçado. “Não é interessante para a economia recuperar novos traçados e sim modernizá-los”, destacou. Ele acrescentou, ainda, que estão sendo estudadas ligações com Uruguaiana e Argentina, para integração com o Mercosul. De acordo com a engenheira Zélia de Azevedo, da STE, empresa que fará os estudos, a comunidade será ouvida para a definição do traçado.

 

Entre os encaminhamentos do debate, está a realização de uma nova audiência pública sobre o tema e audiências em municípios interessados pelo tema para subsidiar os estudos da STE. Carrion informou também irá solicitar uma reunião, em Brasília, com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que tem por finalidade estruturar e qualificar, por meio de estudos e pesquisas, o processo de planejamento integrado de logística no país, interligando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias. Além disso, a Frente Parlamentar das Ferrovias levará o resultado da audiência ao conhecimento do governador Tarso Genro, em reunião agendada para a próxima quarta-feira.

Related posts
Notícias

Transpetro prorroga prazo para recebimento de propostas em licitação de navios

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, prorrogou até 8 de novembro o prazo para recebimento de…
Read more
Notícias

Expansão da malha aeroviária de MS inicia com licitação em Água Clara

Valor estimado para aeródromo é de R$ 24.336.690,07 e a abertura das propostas ocorrerá no dia 14…
Read more
Notícias

Cascavel deverá anular licitação para conceder serviços de limpeza e coleta de lixo

Caso queira dar continuidade ao certame, o município deve atualizar a pesquisa de preços para data…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *