Notícias

Guarujá lança nova licitação e espera melhorias no transporte público

O transporte público de Guarujá, no litoral paulista, deve ganhar novos modelos de ônibus. O objetivo é apostar na melhoria da frota, com nova tecnologia e maior conforto para a população. A prefeitura lancará em maio um edital para definir qual empresa administrará a frota pelos próximos 20 anos.

Atualmente, as linhas da cidade são de responsabilidade da Translitoral. O vencedor da licitação será quem oferecer a menor tarifa para os passageiros e provar experiência nos serviços de transporte. A empresa será responsável pela adaptação de novos modelos de veículos.

As mudanças no edital foram discutidas em audiência pública, realizada na última quinta-feira (5). Segundo a prefeitura, a administração anterior exigia o pagamento de uma taxa de outorga ao município pela empresa vencedora da licitação.

O vencedor deverá cumprir algumas exigências da prefeitura, como a instalação da tecnologia Bus Rapid Transit (BRT), investimentos na infraestrutura, melhoria da qualidade e conforto dos ônibus e utilização de transportes adaptados para pessoas portadoras de deficiências.

Ainda está prevista a implantação de linhas executivas e turísticas, além de um serviço gratuito feito por vans adaptadas, para transportar pessoas com dificuldades de locomoção para receberem atendimento médico.

Segundo a prefeitura, o investimento deve ser de R$ 197 milhões, o que inclui a compra de 120 novos ônibus; instalação de corredores exclusivos, pontos de ônibus e estações de embarque; reforma e construção de terminais; instalação de nova tecnologia e construção da garagem para a frota.

Segundo o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves, o transporte público era usado para arrecadar dinheiro para a prefeitura. Porém, a nova administração acredita em fornecer um transporte público de qualidade, com um preço justo.

“Nosso objetivo é garantir maior efetividade e velocidade no transporte. As mudanças garantirão um espaço de apenas cinco minutos entre os ônibus. Assim, os passageiros não precisarão esperar demais. A frota também deve vir com GPS, para a população acompanhar o trajeto por meio de um apicativo e se programar”.

Integração

O sistema de transporte público ainda contará com a integração da frota, com três linhas troncais ligando os terminais Ferry Boat-Vicente de Carvalho, Ferry Boat-Avenida Atlântica (Enseada) e Avenida Atlântica-Vicente de Carvalho. O sistema estrutural ainda tem a ligação entre Morrinhos-Terminal de Vicente de Carvalho e Morrinhos-Ferry Boat, passando pela Vila Maia.

“Hoje, oferecemos 7.820 ofertas de lugares nos horários de pico. Com essas mudanças, teremos capacidade para 12.985 lugares. O número de ônibus será menor, mas terão mais espaço para os passageiros”, explica Venâncio.

Fonte: G1

Related posts
Notícias

Transpetro prorroga prazo para recebimento de propostas em licitação de navios

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, prorrogou até 8 de novembro o prazo para recebimento de…
Read more
Notícias

Expansão da malha aeroviária de MS inicia com licitação em Água Clara

Valor estimado para aeródromo é de R$ 24.336.690,07 e a abertura das propostas ocorrerá no dia 14…
Read more
Notícias

Cascavel deverá anular licitação para conceder serviços de limpeza e coleta de lixo

Caso queira dar continuidade ao certame, o município deve atualizar a pesquisa de preços para data…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *