Notícias

Governo realiza licitação com foco em produtos da agricultura familiar e economia solidária

Pregão eletrônico promovido pela Saeb vai selecionar fornecedores de açúcar e café para consumo em órgãos públicos do Estado.

Em breve, o café e o açúcar consumidos pelos órgãos públicos estaduais situados na capital baiana deverão contar com selo da agricultura familiar e/ou certificado de economia solidária. A novidade está sendo viabilizada por meio do Pregão Eletrônico no047/2023, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Secretaria Desenvolvimento Rural (SDR). Com edital publicado nesta sexta-feira (30.06) no Diário Oficial do Estado, o pregão visa o fornecimento do açúcar e do café moído e em grãos que irão abastecer ao longo de um ano as diversas unidades da administração estadual localizadas em Salvador e Região Metropolitana do Estado, além de órgãos conveniados ao Sistema de Registro de Preços do Estado.

De acordo o edital, as empresas deverão fornecer obrigatoriamente produtos com selo de agricultura familiar e/ou certificação da economia solidária. A iniciativa visa fomentar a participação direta e/ou indireta destes segmentos nas compras públicas do Estado, sem comprometer a garantia de economia nas contratações.

“Nosso objetivo é gerar sustentabilidade para as compras públicas, não apenas por meio da busca pelo menor preço, mas também pela oferta de produtos alimentícios de melhor qualidade, com a ampliação da compra de alimentos locais e orgânicos”, explica a superintendente de Recursos Logísticos da Saeb, Liliane Britto.

De acordo com a coordenadora geral em exercício da Coordenação Central de Licitação da Saeb Ana Cristina Nery, outra inovação trazida pelo pregão eletrônico é a concessão para os fornecedores da agricultura familiar e economia solidária do mesmo tratamento determinado pela legislação a micro e pequenas empresas que participam de licitações públicas. Isso significa que os fornecedores destes segmentos terão preferência de contratação sempre que apresentarem uma proposta com valor igual ou até 5% superior à da empresa melhor classificada. (Lei Complementar nº 123/06 e Lei nº 11.488/07)

Com o orçamento estimado em R$ 3,2 milhões, o pregão eletrônico irá disponibilizar os itens açúcar, café moído e em grãos por meio de Registro de Preços, a serem contratados pelo período de um ano. Considerado uma das formas mais ágeis e econômicas de contratação, o Registro de Preços permite que o Estado licite itens para serem consumidos de acordo com a demanda apresentada pelos órgãos. Além de garantir preços mais competitivos graças à licitação em quantidade, a modalidade tem a vantagem de permitir ao Estado realizar o pagamento de forma fracionada.

As propostas dos fornecedores serão recebidas das 8h30 do dia 11 de julho até as 9h30 de 13 de julho. Já o inicio da sessão publica será às 14h do mesmo dia 13 de julho. Mais informações podem ser obtidas por meio dos sites www.licitacoes-e.com.br e www.comprasnet.ba.gov.br . Além disso, em caso de dúvidas sobre o processo de licitação, os interessados devem entrar em contato com a Coordenação Central de Licitação da Saeb pelo telefone (71) 3115.3130 ou ainda pelo e-mail ccl.saeb@saeb.ba.gov.br.

(Fonte: Informecidade)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *