Notícias

Governo federal quer mudar normas da “Lei de Licitações”

O processo de contratação e licitação de obras e serviços realizados pela administração pública deverá passar por importantes modificações, e as prefeituras e governo estaduais terão também que se adequarem à nova norma. A lei das estatais foi aprovada, no último dia 21, no Senado. Além de impor condições para a formação dos conselhos de administração das estatais, trata também de licitações das empresas da administração pública. Ao mesmo tempo, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) criou um grupo de trabalho com prazo de 60 dias para apresentar uma proposta de revisão da Lei de Licitações 8.666/93, e portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

A proposta da nova legislação será também avaliada pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e somente depois será consolidado pelo governo, que pretende enviar o projeto de lei ao congresso, propondo as mudanças. A Lei de Licitações será alterada porque os governos não têm conseguido evitar o volume de denúncias entre órgãos governamentais e iniciativa privada. Outro grupo de trabalho vai analisar também os contratos firmados entre estatais e escritórios de advocacia, porque o MTFC recebeu denúncias de escritórios cobrando preços acima do praticado no mercado, além de estarem terceirizando os serviços advocatícios.

O auditor fiscal em licitação, Inaldo Soares, sinalizou que é contra qualquer modificação na referida lei, porque para ele o problema não está no conteúdo, mas na aplicação da lei e na falta de uma efetiva fiscalização durante a execução dos contratos. Ele afirmou que questão maior é de gestão, porque não existe um acompanhamento básico das licitações, pois ele é feito somente posteriormente. Outro aspecto da lei da licitação, segundo o auditor fiscal, é quanto a regulamento de procedimento licitatório simplificado, que permitiu, por exemplo, que a Petrobras realizasse compras sem seguir a Lei 8.66/93. “O regime diferenciado gerou um aumento do grau de corrupção em todo o país.” (LR)

(Fonte: Jornal de Uberaba)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *