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Governo do Rio quer definição de porto do pré-sal até fim do ano

Projeto conjunto de Petrobrás, Gerdau e CSN esbarra nos cronogramas das empresas, mas governo propõe saída

O governo do Rio espera ter uma definição até o fim do ano para a implementação do projeto portuário conjunto de Petrobrás, Gerdau e CSN no município de Itaguaí, na divisa com a capital fluminense. O objetivo é abrir caminho logo para a implantação de uma das bases da estatal para o pré-sal, considerado o projeto mais urgente entre os três, enquanto os planos das siderúrgicas seguem em compasso de espera.

Para acabar com o impasse causado pelo descasamento dos cronogramas das empresas, o governo – que impôs a parceria entre as companhias em torno de um porto só para não ver a região devastada pela implantação de diversos terminais – quer colocar a Companhia Docas do Rio de Janeiro na jogada. A ideia é que um terminal público seja construído em uma área de Docas, contígua aos terrenos das empresas.

Com isso, se evitaria que a Petrobrás tivesse de construir sozinha um terminal em sua área, de 10 milhões de metros quadrados. “O projeto da Petrobrás é o mais premente, tem mais urgência para começar a ser feito. O segundo é o da Gerdau e, depois, o da CSN. Mas os três são viáveis”, diz o superintendente de projetos estruturantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio, Jorge Cunha.

Se for adiante a saída encontrada pelo governo, a Petrobrás, então, teria de construir apenas uma unidade de tancagem na sua área e utilizaria o novo terminal de líquidos construído por Docas para embarque e desembarque de petróleo. Mas, para isso, precisaria vencer uma licitação, já que o terminal seria público. As empresas e o governo estão analisando a viabilidade da solução proposta e devem se reunir na semana que vem para discutir o assunto.

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