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Governo diz que duplicação da rodovia AM-070 ainda depende de licitação

A enchente recorde no Amazonas mudou o projeto de duplicação da rodovia Manuel Urbano, que liga Manaus a Manacapuru.

A enchente recorde registrada no Amazonas mudou o projeto de duplicação da rodovia AM-070, mais conhecida como Manuel Urbano, que liga Manaus a Manacapuru. Uma das adequações foi a elevação da grade da pista em alguns trechos. O projeto passa agora por um novo processo licitatório e atualmente está na fase de análise das propostas pela Comissão Geral de Licitação (CGL).

Entre alguns detalhes do projeto está a construção de duas pistas com 7,10 m de largura, com acostamento e drenagem de 2,30 m para cada lado em uma largura total de 18,80 m e extensão total de 78 km. Também está prevista a realização de obras de restauração com pintura e jateamento das pontes, a remoção e construção de guarda-corpo e a duplicação das pontes sobre o rio Miriti e Ariaú, bem como a pavimentação da nova pista duplicada.

“Nós entendemos a preocupação dos usuários da AM-070 e por isso mesmo estamos tentando acelerar o processo, apelando para que os motoristas tenham o máximo de atenção e cuidado, evitando o excesso de velocidade, até que nós possamos iniciar as obras de duplicação da rodovia, obras estas que serão definitivas”, ponderou a secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar.

A titular da Seinfra explica que a AM-070, a exemplo da Manaus-Itacoatiara, não foi dimensionada para receber a quantidade de veículos que trafegam diariamente por ela, com cargas e pesos sempre acima do que ela foi construída para suportar. Segundo a pasta, com a utilização de forma inadequada, o surgimento de buracos, mesmo com a manutenção, torna-se inevitável.

Waldívia ressalta que a Seinfra tem monitorado diariamente estas rodovias identificando esses problemas para mantê-las trafegáveis. Exemplo disso é o trabalho de recuperação da AM-010 que está em plena execução, inclusive com a construção da nova Ponte na Poranga, em substituição à atual, cujas dimensões não comportam mais o volume de tráfego no local, além do fato de que sua estrutura vem apresentando sérios riscos.

No caso da AM-070, o  contrato de manutenção expirou recentemente. O processo de retomada de um novo contrato depende da abertura de um novo processo licitatório.

(Fonte: Portal Amazonia)

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