Notícias

Governo anuncia retomada das obras


Paralisadas desde 2015, expectativa é que todos os trechos sejam finalizados até o próximo ano. Trabalhos iniciais contemplam limpeza e reconformação do terreno para receber pavimento

O Governo do Estado retoma hoje as obras do Anel Viário – projeto que visa melhorar a infraestrutura logística e desafogar o tráfego da Região Metropolitana de Fortaleza. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, em sua página pessoal no Facebook.

“A construtora garantiu que começará a movimentação a partir de amanhã (hoje). Esperamos entregar a obra até o próximo ano”, disse Camilo. Segundo ele, projeto dos viadutos teve de passar por reestruturação. “Tivemos de fazer um reestudo da obra. Os viadutos que seriam construídos impactavam em construções residenciais, na rede de gás da Petrobras, e nos linhões da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco). O custo seria muito alto”, ressalta o governador sem informar o valor que seria gasto com os antigos projetos.

Os serviços iniciais devem contemplar limpeza e “reconformação” do terreno de fundação preparado para receber o pavimento em trechos localizados entre a BR-020 (Caucaia) e CE-065 (Maranguape). O valor do contrato é de R$ 86 milhões e com geração aproximada de 250 empregos. O consórcio Torc Terraplanagem Obras Rodoviárias e Construções/Via Engenharia S.A (TORC/VIA) seguirá com os trabalhos – vencedora da licitação em março. Ao todo, foram investidos até dezembro de 2015 cerca de R$ 158 milhões no Anel Viário.

De acordo com o projeto, a pista a ser implantada será em pavimento rígido (concreto). A existente (asfalto) será alargada. Elas ficarão com 16,5 metros de largura. Ao fim das obras, a medida horizontal será triplicada, totalizando 33 metros. O perfil transversal inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos, nova sinalização e faixa de segurança.

As obras do Anel Viário tiveram início em janeiro de 2012, após a assinatura de convênio entre os Governos estadual e federal (2011), e foram paralisadas no final de 2015. O Estado, através do Departamento Estadual de Rodovias (DER), assumiu a execução da obra, com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Os serviços apresentam 60% de execução, tendo sido concluídas as pontes localizadas sobre o Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte.

Infraestrutura

Ao todo, o Anel Viário tem 32 quilômetros de extensão, com início na CE-040 (Eusébio). O trecho cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), CE-065 e BR-020, seguindo até Avenida Mister Hull (BR-222, também em Caucaia). A duplicação também faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. O 4° Anel Viário se interligará à CE-010 – com conclusão de obras prevista para o final de 2017 -, através de um viaduto sobre a CE-040, chegando ao Porto do Mucuripe.

(Fonte: O Povo)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *