Notícias

Furnas conclui licitação para contratar projeto de ponte

Muita água ainda terá de, literalmente, passar debaixo da ponte, mas passo importante para acabar com os constantes problemas na travessia entre Cássia (MG) e Delfinópolis (MG) foi dado. A empresa Furnas Centrais Elétrica concluiu a licitação para contratar projeto de uma ponte para ligar os dois municípios mineiros. A empresa vencedora já realiza estudos no local.

A obra é reivindicação antiga. Atualmente, a travessia sobre o rio Grande é realizada por três balsas que não dão conta de atender ao fluxo de veículos, além de sempre apresentarem problemas. Delfinópolis é um dos destinos turísticos mais concorridos da região. A grande demanda de motoristas, longas filas, necessidade de manutenção constante e dificuldade de acesso nos períodos de chuva têm tornado insustentável a travessia por balsas. Em dias de feriados, o município costuma atrair 5 mil veículos e a espera para atravessar de uma cidade a outra chega a quatro horas.

Moradores de Delfinópolis já fizeram campanhas pela internet e abaixo-assinado pedindo a construção de uma ponte. Conseguiram mais de 10 mil assinaturas. Em 2014, Furnas já havia prometido apresentar um projeto para a Prefeitura local. No começo do ano, a empresa abriu a licitação para contratação do projeto básico.

Uma empresa de engenharia venceu a concorrência e está realizando estudos do subsolo da região para identificar os potenciais locais de implantação da obra que será construída sob o reservatório Marechal Mascarenhas de Moraes. O prazo para a conclusão dos trabalhos é abril de 2019.

Apesar de ser considerado avanço importante, o serviço não significa que a ponte será construída. Furnas é responsável apenas por apoiar a elaboração do projeto básico de engenharia, ficando a cargo da Prefeitura de Delfinópolis a busca dos recursos necessários para a viabilização do empreendimento.

A exemplo do que ocorre com a maior parte dos municípios mineiros, Delfinópolis não tem dinheiro para construir a ponte, que terá cerca de 1,3 mil metros, e buscará recursos junto aos governos estadual e federal para tentar viabilizar a obra.

Enquanto a tão esperada ponte não sai do papel, Furnas tem feito obras emergenciais para minimizar os transtornos da travessia. Na semana passada, foi concluída a concretagem dos ancoradouros para atracação das balsas. A empresa está finalizando a sinalização horizontal, que deve ser concluída até o final desta semana. Em seguida, a estrutura será liberada para operação.

(Fonte: GCN)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *