Notícias

Florianópolis fará licitação para obras de tratamento de esgoto no Sul da Ilha


Prefeitura afirma que Casan não conseguiu comprovar capacidade para obras em Florianópolis; companhia diz que segue à disposição

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), anunciou nesta quinta-feira (19) a abertura de processo de licitação para os estudos de modelagem de saneamento. Esse documento embasará o tipo de contratação para empresas que desejarem implantar a rede de tratamento de esgoto na região do Sul da ilha. A decisão foi comunicada ao atual presidente da Casan, Edson Moritz.

De acordo com o prefeito, a decisão é madura e muito prática, não tem a ver com briga política e foi compartilhada com o governador Jorginho Mello (PL).

“O governador conhece a realidade no tema do saneamento. Chegamos à conclusão de que a Casan tem que focar em fazer bem feito os serviços que ela já possui na cidade”, disse Topázio.

Para a prefeitura, a concessionária não conseguiu comprovar capacidade financeira para implantação da rede em curto e médio prazo, o que poderia chegar a R$ 1,5 bilhão. Agora, técnicos do município trabalham na construção de um edital para contratar estudos que vão modelar o sistema de tratamento de esgoto que falta na ilha.

“De fato, a Casan vem negligenciando a nossa cidade há décadas. Não é culpa da atual administração, mas eu não posso ficar de braços cruzados esperando alguns anos para resolver o assunto”, ressaltou o prefeito.

“Decisão vai causar incômodo”
Topázio ainda avalia que a decisão vai causar incômodo em muita gente. “Alguns vão falar que quero privatizar o serviço. Outros vão usar politicamente, porque estamos perto da eleição. Sinceramente, eu só quero começar as obras”.

Após contratar o estudo técnico de modelagem, o município espera ter, nos próximos meses, o novo formato de prestação de serviços de saneamento para a cidade e redefinir a relação com a Casan. A expectativa é de que as obras iniciem no ano de 2024.

Casan diz que respeita posicionamento
A concessionária afirmou, em nota, que segue à disposição. “A Casan confirma que foi comunicada pela prefeitura sobre a abertura de licitação para estudo de modelagem do saneamento no Sul da ilha. A companhia respeita a posição da prefeitura e continua à disposição para construir, juntos, as melhores alternativas para avançar no esgotamento de Florianópolis”.

(Fonte: ND+)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *