Notícias

Estado assegura obras para Copa; trincheiras serão concluídas com dispensa de licitação

Durante a entrevista coletiva, o secretário anunciou que a contratação das empresas que darão continuidade nas obras das trincheiras do Santa Rosa

Após tomar conhecimento do relatório apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado, que apontou que apenas 37% das obras da Copa do Mundo estão concluídas, o secretário Maurício Guimarães extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, garantiu que a capital estará preparada até junho de 2014 com a infraestrutura necessária para receber o evento. Segundo Maurício, as obras essenciais para a Copa (estádio, aeroporto, dois Centros oficiais de treinamento e Fan Fest), estarão prontos para o Mundial.

 

Estes itens são os que constam na Matriz de Responsabilidade assinada pelo Governo do Estado com a Fifa. Do projeto inicial, o secretário anunciou que o Estado desistência da construção do centrod e treinamentos que estava previsto para ser construído no CPA que após a competição se transformaria num local para treinamento do Corpo de Bombeiros.

 

Existem ainda as obras não essenciais para o evento, onde constam as de mobilidade urbana e ainda o novo modal de transporte, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Sobre etas obras fora do compromisso com a Fifa, o secretário garantiu que o cronograma será também cumprido e serão entregues a tempo do Mundial. “Com o final das chuvas, espero que esta de hoje seja a última, as obras ganharão forma e serão finalizadas dentro do prazo. Existem problemas sim, mas tudo está sendo feito para que façamos uma Copa exemplar”, assegurou.

 

Em relação ao relatório do TCE, o secretário evitou confrontá-lo para não criar uma crise institucional. “O Tribunal de Contas é um importante órgão de controle e está dando sua contribuição”, minimizou.

 

Dispensa de licitação

 

Durante a entrevista coletiva, o secretário anunciou que a contratação das empresas que darão continuidade nas obras das trincheiras do Santa Rosa, Santa Izabel/Verdão e da Mário Andreaza serão provavelmente feitas com dispensa de licitação. As obras foram iniciadas pela empresa Ster Engenharia, que devido a atrasos, teve o contrato rescindido pela Secopa.

 

O objetivo da dispensa de licitação é acelerar o reinício das obras, bem como o ritmo das mesmas, num prazo máximo de 10 dias. O cronograma de execução previa a entrega até o final de 2013, porém deverá ser prorrogado para os primeiros meses de 2014.

 

O secretário já consultou os orgãos de controle sobre a dispensa de licitação para a conclusão das trincheiras, que tinham custo inicial previsto de cerca de R$ 50 milhões. Ele garante que, mesmo sem uma nova licitação, os custos serão mantidos.

 

Por: CLÁUDIO MORAES
(Fonte: O DOcumento)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *