Notícias

Empresas querem mais ônibus interestaduais rodando a partir da licitação prevista para 2012

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu hoje (1º) uma audiência pública para colher opiniões sobre a licitação de linhas interestaduais de ônibus.

 

Brasília – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu hoje (1º) uma audiência pública para colher opiniões sobre a licitação de linhas interestaduais de ônibus. Por enquanto, empresas do setor divergem de algumas propostas da agência reguladora.

No modelo em debate, a ANTT exige frota de 6.152 ônibus para operar quase 2 mil linhas. Para a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), são necessários de 10 mil a 12 mil veículos para atender à demanda do país. De acordo com o presidente da Abrati, Renan Chieppe, a quantidade de veículos proposta pela agência “não assegura a capacidade de atender à demanda em qualquer temporada; quem transporta passageiros nos grandes picos é o ônibus”, referindo-se ao movimento em feriados como Natal, Ano Novo e carnaval.

A superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT, Sônia Haddad, disse que a frota foi calculada com base nos períodos do ano e nos trechos mais movimentados. “Não posso basear todo um modelo em um dia [como o Natal]. Os nossos ônibus foram estimados na semana com maior pico, no mês com maior pico e no trecho com maior pico”, argumentou.

Outra exigência que a ANTT pretende aprovar é a proibição de ônibus com mais de dez anos de uso. Atualmente, 40% da frota circulam há mais de uma década, segundo dados da agência.

Se a proposta de regulamentação for aprovada, a ANTT prevê uma redução de 11% no preço da passagem por causa de queda na tarifa cobrada por quilômetro rodado. A tarifa média atual é 12 centavos por quilômetro rodado. Pela proposta, pode cair para 9 centavos.

A agência prorrogou até 12 de outubro o prazo para receber críticas e sugestões à proposta. Serão promovidas também audiências públicas no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Recife. A expectativa é leiloar as linhas de ônibus interestaduais no primeiro semestre de 2012.

(Fonte: Agência Brasil)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *