Notícias

Empresa investigada na Lava Jato está proibida de participar de licitações

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle declarou inidônea nesta segunda-feira (5) a empresa Iesa Óleo e Gás, investigada por participação no esquema de fraudes em licitações que atuava na Petrobras e que é alvo da Operação Lava Jato.

A declaração de inidoneidade, publicada na edição desta segunda do “Diário Oficial da União”, proíbe a empresa de participar de novas licitações e celebrar novos contratos com a administração pública – federal, estadual e municipal – por, pelo menos, dois anos.

A Iesa afirmou, durante as investigações, que as provas obtidas nas investigações são “insuficientes” para a punição.
Durante o processo no ministério, que durou um ano, foram ouvidos delatores da Lava Jato, como o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o ex-gerente da estatal Pedro Barusco.

Além disso, foram utilizadas informações compartilhadas pela Justiça Federal, pela Petrobras e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O Ministério da Transparência concluiu que a Iesa praticou atos lesivos visando a frustrar licitações em “conluio” com outras empresas que também prestavam serviços à estatal.

“A Iesa coordenava suas ações junto às concorrentes para reduzir a competitividade nos processos licitatórios. A construtora combinava previamente com os concorrentes os certames que cada qual deveria vencer e quem faria propostas de cobertura para gerar aparente legitimidade”, afirmou a pasta nesta segunda.

Além disso, o ministério afirma que houve pagamento de propina a Paulo Roberto Costa, por meio de contratos fictícios, e, por isso, não possui idoneidade para firmar novos contratos.

(Fonte: g1)

Related posts
Notícias

Empresa vencedora da licitação para segurança nas escolas de Capinzal deve iniciar os trabalhos na próxima semana

Empresa vencedora da licitação para segurança nas escolas de Capinzal deve iniciar os trabalhos…
Read more
Notícias

Comissão de Saúde aprova projeto com critérios para compra de equipamentos para o SUS

Texto busca evitar que equipamentos caros sejam abandonados por negligência de administradores; a…
Read more
Notícias

Tarcísio autoriza licitação para privatizar gestão de escolas

Autorização de licitação foi assinada por Tarcísio de Freitas nesta terça (11/6); concessão…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *