Notícias

Empreendedores e servidores em capacitação; Nova Lei de Licitações e Contratos


Encontro aconteceu numa parceria entre as Secretarias municipais de Transparência e Controle e Desenvolvimento Econômico, Sebrae e Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ

Pequenos empreendedores e servidores públicos participaram do curso de capacitação das contratações públicas referente à Nova Lei de Licitações e Contratos, nesta quarta-feira (12), no auditório da Prefeitura. O encontro, que tem como objetivo apresentar os direitos dos micro e pequenos empreendedores, é uma parceria das secretarias municipais de Transparência e Controle e Desenvolvimento Econômico, além do Sebrae e Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ.

Quem ministrou o curso foi o Consultor Especialista na Temática de Compras Públicas com Tratamento Dispensado aos Pequenos Negócios, Felipe Diaz Bello, que sinalizou, entre os diversos tópicos que abrangem à nova lei, os trâmites para o Plano de Contratação Anual. “Como a lei 8666/93 ainda está em vigor, eu percebo que há uma dificuldade de implementação da nova lei (14.133/21). O material que trago aqui hoje é para ajudar no processo de transição e nas decisões de utilização”, informou Diaz Bello, ressaltando que a antiga lei 866 será finalizada em 30 de dezembro.

A abertura do encontro ficou por conta do coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche, que enalteceu a relevância das alterações que à nova lei possui e necessidade de capacitação, não apenas dos pequenos empreendedores, mas também dos agentes públicos que atuam com a burocracia do processo das contratações. “A parceria que o Sebrae fez com a escola do TCE-RJ vai trazer todas as informações técnicas relevantes em cima das mudanças da nova lei, das adequações que o município vai ter que fazer em todo o seu processo e, principalmente, além da questão da atualização das secretarias para que estejam preparadas às regras da nova lei”.

Para o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende, “a importância da capacitação visa mostrar os direitos dos pequenos empreendedores inseridos como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) que, conforme a lei, prevê, por exemplo, que eles sejam beneficiados nas licitações públicas. Muitos microempreendedores já possuem direitos previstos na legislação, tanto pela lei 8666 – que ainda está em vigor – quanto pela 14.133, que também está em vigor, mas será única quando a 8666 deixar de existir”, informou Resende.

Diretora Financeira do Fundo Municipal de Assistência Social, Luana Braga, participou do curso e sinalizou a complexidade das mudanças e a importância das capacitações para todos que lidam com as contratações públicas. “A nova lei é bastante complexa e nós vamos precisar de outros momentos como este para que seja um facilitador da compreensão de todo o processo. Aqui é um apanhado geral e está sendo muito bem apresentado pelo Felipe Diz. Precisamos estudar mais a lei, compreender melhor abordando os tópicos, mas vejo aqui como todos estão com a expectativa de atender aos requisitos da nova lei”, destacou a participante.

Outro ponto importante e que gerou dúvidas dos participantes tem a ver com as novas definições dos Termos de Referência, por exemplo, a regulamentação e o formato digital já disponível. Diaz falou também da importância de pensar os prazos, explicando sobre a lógica de antecipar compras para que chegue dentro do prazo e não atrase os procedimentos internos. Além disso ele detalhou as fases nas modalidades de licitação, citando a diferença entre concorrência e pregão; falou sobre os critérios de emissão e pagamento, ordem cronológica de pagamento e sobre os critérios de julgamento.

(Fonte: Campos 24horas)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *