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Dersa retoma licitação internacional para obras de implantação do rodoanel

Após recursos  da DERSA, as suspensões foram revogadas pelos dois Tribunais, em 15 de fevereiro, que aprovaram os editais da licitação internacional sem qualquer alteração de conteúdo.

A licitação pública internacional segue as regras do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), um dos financiadores do empreendimento, conforme regulamentado pelo artigo 42 da Lei de Licitações (Lei 8.666/93).

O Empreendimento Rodoanel Norte, dia 30 de março, teve DUP (Decreto de Utilidade Pública) editado pelo Governo do Estado. O decreto define e desapropria os imóveis localizados na faixa de domínio destinada à implantação do Trecho Norte do Rodoanel.

Com o DUP, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) ficou autorizado a expropriar os imóveis ao longo da futura rodovia, que terá início no final do Trecho Oeste (entroncamento com a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, antiga SP-332)  e término na interligação com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116).

O Trecho Norte atravessa os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá, interceptando também a Rodovia Fernão Dias (BR-381).

A área total afetada pelo Rodoanel Norte tem aproximadamente 10 milhões de metros quadrados. A faixa de domínio conta com extensão total de 47,4 Km, sendo 43,8 Km para o trecho e 3,6 Km para um acesso exclusivo ao aeroporto de Guarulhos. A largura média é de 130 metros.

Último trecho a ser construído, completando o anel perimetral de 177 quilômetros, o Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária do País.

O empreendimento, em seus quatro trechos, está inserido na Região Metropolitana da Capital, que representa 30% do PIB Nacional. Obra de grande importância para o modal rodoviário, atenderá o transporte de cargas de alto valor agregado, proveniente de todo o País, de passagem por São Paulo.

Referência no transporte de cargas, o Rodoanel já está agregando a logística de transportes, com a construção de galpões de distribuição de produtos, em áreas próximas da rodovia.

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