Notícias

Delta poderá ser excluída das obras do PAC

Construtora Delta poderá ser excluída das obras do PAC, diz ministra

Com o retorno da CPI do Cachoeira após o fim da Rio+20, a Delta Construções voltou aos holofotes nos últimos dias. A construtora, que teve aceito pela Justiça do Rio de Janeiro o pedido de recuperação judicial, recebeu um recado da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na quarta-feira 27. A ministra declarou após um evento do governo federal que se forem encontradas irregularidades em contratos com a empresa relacionados às obras do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC), a empreiteira será substituída. Isso ocorreria mesmo que haja atrasos no cronograma. Há pouco mais de duas semanas, a Controladoria-Geral da União (CGU) considerou a Delta inidônea. Dona de 4,5 bilhões de reais em contratos com o governo federal, a companhia não poderá participar de licitações ou assinar novos acordos com órgãos públicos por pelo menos dois anos.

A inidoneidade já afeta Delta, suspeita de ligação com o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira. A empresa perdeu neste mês um contrato de 30,9 milhões com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para obras rodoviárias no Mato Grosso. Mas o saldo com o órgão ainda é muito positivo. A companhia possui 2,7 bilhões de reais em contratos com o departamento em 99 contratos em vigor.

A empresa também enfrenta problemas em uma obra importante do governo federal. O Consórcio Nordestino, do qual a Delta faz parte, interrompeu desde o início da semana as obras em seu trecho da transposição do rio São Francisco. A interrupção em Mauriti (517 quilômetros de Fortaleza) teria ocorrido porque o Ministério da Integração Nacional, que cuida do empreendimento, não pode liberar verbas para a empreeiteira devido a uma auditoria realizada neste lote pela CGU. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, dos 39 quilômetros de canais do lote da Delta, apenas 16,3 quilômetros foram concretados desde 2008. Além disso, a companhia demitiu 315 dos 410 empregados da construção.

Related posts
Notícias

Recife abre licitação para instalar 42 mil placas de rua em todas as vias da cidade

Prazo para finalização do serviço varia entre um e sete anos, a partir da assinatura do…
Read more
Notícias

Cordeirópolis abre licitação para venda de 12 terrenos

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis anunciou a abertura de licitação para a venda de 12…
Read more
Notícias

Últimos dias para inscrição em licitação para seleção de permissionários para o novo Mercado Municipal da Jurema

Comerciantes e microempreendedores individuais (MEI), têm até o próximo dia 13 de maio, até no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *