Notícias

Decreto deve regulamentar nova licitação para aeroporto de Viracopos

Um processo de nova licitação para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) poderá ser iniciada após decreto presidencial que deve ser assinado nas próximas semanas. O assunto foi discutido em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, nesta quinta-feira (28).

A concessionária ABV, que administra o aeroporto, está devolvendo a concessão do empreendimento para o governo federal com a justificativa de que há endividamentos e movimentação abaixo da esperada.

O advogado da empresa, Luiz Fernando Pereira, disse que a demanda alcançou apenas 50% da expectativa. “Investiram num terminal que tinha perspectiva de receber, em 2017, R$ milhões de passageiros, e está recebendo 9 milhões. Os estudos não necessariamente erraram, mas foram frustrados pela pior crise econômica da história do Brasil”.

O secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), Tarcísio de Freitas, afirmou na audiência que há interesse do governo em resolver a situação e, por isso, foram editadas duas medidas provisórias.

Uma já foi aprovada pelo Congresso Nacional na última quarta-feira (MP 779/17). O texto flexibiliza o pagamento de outorgas de aeroportos, o que deve ter a adesão das concessionárias de Guarulhos (SP) e de Brasília.

A outra já foi convertida lei (MP 752, transformada na Lei 13.448/17)) e vai permitir a relicitação, criando uma alternativa para o cancelamento do contrato por caducidade. No caso de Viracopos, a medida vai manter a prestação dos serviços aos usuários, enquanto há uma substituição das empresas que vão administrar o empreendimento.

A regulamentação com essas regras, deve ser assinada ainda pelo presidente Michel Temer nas próximas duas semanas, segundo Tarcísio de Freitas.

“Falta o término da análise jurídica da Casa Civil, que participou do processo de elaboração, e a apreciação desse decreto pelo presidente da República. A regulamentação vai trazer as condições para que seja firmado um termo aditivo com concessionárias que quiserem aderir a esse processo de relicitação.”

O secretário disse ainda que não há um pedido oficialmente válido pela empresa ABV solicitando uma nova licitação para o aeroporto, mas que com o decreto ela é umas das melhores alternativas para a resolução da situação atual.

Acompanhamento
O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que solicitou a audiência, informou que vai sugerir, já na próxima reunião da Comissão de Viação e Transportes, a criação de uma comissão de deputados para acompanhar as negociações do processo da concessão do aeroporto de Viracopos.

Reportagem – Leilane Gama
Edição – Rosalva Nunes

(Fonte: Camara dos Deputados)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *