Notícias

Com obras abandonadas, cinco escolas estão fechadas em Várzea Grande

Moradores do bairro 15 de Maio e outras quatro localidades, em Várzea Grande, denunciam o abandono nas obras de reformas nos colégios públicos. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Tenente Abílio da Silva Moraes, por exemplo, localizada na comunidade citada acima, está há mais de dois anos fechada para reforma nas instalações do prédio.

A população local denunciou que a escola foi fechada durante o primeiro ano de mandato do ex-prefeito Walace Guimarães (PDMB), em 2013, no entanto, passado mais de dois anos, nada foi feito e a obra continua paralisada. Os moradores cobram explicação da atual gestão municipal, e querem saber quais as medidas que serão adotadas para que o problema seja solucionado.

A superintendente de Gestão Pedagógica, Gonçalina Rondon, explicou que a obra era para ter sido executada pela construtora Carneiro & Carvalho, mas não foi realizada devido a Operação Camaleão – que suspendeu o contrato da empresa com a Prefeitura de Várzea Grande por supostamente ter fraudado processo licitatório e superfaturado preços no município.

“Nós assumimos a gestão em maio deste ano e estamos focados para resolver o problema desta escola, como também das demais escolas que tiveram as suas obras paralisadas, como a Paulo Freire, Irenice Godoy, Faustino Antônio da Silva,e Edna Melo Baracat. O atraso e todo esse impasse dessas obras foram causados pela gestão passada”, declarou a gestora.

Ela apontou que os alunos do bairro 15 de Maio estão sendo transportados de segunda a sexta, nos períodos matutino e vespertino, para salas anexas no antigo colégio Couto Magalhães no Centro do município.

“Os alunos não estão sendo penalizados pelo atraso da obra. Eles estão estudando normalmente nessas salas anexas aqui no Centro”, frisou.

Já sobre a obra na escola Tenente Abílio, o setor de Engenharia e Obras da Secretaria de Educação, informou que foi aberto em agosto deste ano um processo licitatório para contratar empresa a fim de executar a reforma da unidade escolar, mas que o mesmo foi suspenso em setembro após a empresa Nortec Consultoria questionar itens do edital.

Conforme o setor, os itens questionados pela empresa já foram corrigidos e o processo licitatório está agendado para ocorrer no próximo dia 26. Ainda segundo a pasta, a previsão é que com a contratação da empresa, as obras no Tenente Abílio seja concluídas antes do início do ano letivo de 2016, marcado para fevereiro.

Entenda

A Operação Camaleão foi desencadeada em novembro de 2014 pelo Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Várzea Grande. Na oportunidade, Secretarias do município, a casa do irmão do prefeito e a empresa Carneiro & Carvalho foram alvos de mandados de busca e apreensão, que culminou na detenção de vários documentos e computadores. O Gaeco investiga possível favorecimento, direcionamento de licitação e enriquecimento ilícito praticado por Walace e o proprietário da empresa, José Henrique Carneiro Carvalho. No entanto, passado quase um ano, o Gaeco não apresentou resultados da investigação.

A empresa, seis meses antes de vencer a licitação de mais de R$ 10 milhões, para reforma de prédios públicos, mudou o ramo de atividade, e de sapateira virou construtora.

(Fonte: O Documento)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *