Notícias

BHTrans deve lançar em dois meses licitações para manutenção de portas das estações do Move

A licitação para a manutenção das portas das estações do BRT/Move deve ser lançada nos próximos dois meses. Essa é a promessa feita pela BHTrans na tarde desta segunda-feira.

Os equipamentos estão com problemas desde agosto de 2014. Em dezembro, um usuário do sistema rápido por ônibus morreu depois de ser atingido pelo veículo ao colocar a cabeça para fora da estação

 

A licitação para a manutenção das portas das estações do BRT/Move deve ser lançada nos próximos dois meses. Essa é a promessa feita pela BHTrans na tarde desta segunda-feira. Os equipamentos estão com problemas desde agosto de 2014. Algumas passagens por onde as pessoas entram nos coletivos ficam constantemente abertas. Em dezembro, um usuário do sistema rápido por ônibus morreu depois de ser atingido pelo veículo ao colocar a cabeça para fora da estação.

 

Em 22 de dezembro, a reportagem do Estado de Minas percorreu as 59 cabines das 36 estações de transferência de passageiros em funcionamento no BRT municipal e constatou que das 456 portas de vidro que deveriam abrir apenas com a aproximação dos ônibus, 285 estão ficando sempre abertas, o que equivale a 62,5%.

 

A BHTrans informou, através de nota, que os procedimentos e preparações das licitações estão em andamento. Os editais de manutenção dos equipamentos devem ser lançados ainda no primeiro bimestre deste ano. A empresa que administra o trânsito na capital mineira também esclareceu que a maioria das portas estão com problemas devido ao acionamento do botão de emergência de forma indevida por usuários.

 

Já está sendo testada uma forma diferente para a abertura das portas. O novo sistema tem emissores nas portas dos ônibus e receptores nas portas das estações. Quando os veículos se aproximarem dos terminais, os motoristas serão responsáveis por acionar a abertura.

 

Conforme estabelecido no 5º termo aditivo ao contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus, publicado no site da BHTrans, a concessionária passa a ser responsável pelos custos operacionais relacionados à bilheteria e sistema de acesso, compreendendo também a manutenção de linhas de bloqueio, catracas das Estações de Transferência e Integração e portas automáticas para acesso dos usuários aos ônibus e plataformas das Estações de Transferência. Dessa forma, os consórcios operadores serão também responsáveis pela manutenção das portas de acesso às estações e estão participando dos testes de radiofrequência das portas do BRT Move.

 

Morte

 

Ainda está sendo investigado as causas da morte de um passageiro atingido por um ônibus do Move aguardava em uma das estações na Avenida Antônio Carlos, na Pampulha. Segundo a Polícia Militar (PM), o passageiro aguardava por um coletivo, quando colocou a cabeça para fora da plataforma e foi atingido pelo retrovisor. A vítima caiu no concreto e foi atropelado. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada, mas o homem não resistiu e morreu no local. O acidente aconteceu em 25 de dezembro.

 

(Fonte: Em)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *