Notícias

Barraqueiros do Mineirão acampam em frente a PBH em protesto contra licitação

Os antigos barraqueiros do Mineirão voltaram a acampar, nesta terça-feira, na porta da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, no Centro. O grupo protesta contra a licitação da administração municipal que vai cobrir 96 vagas para uma feira que será criada no entorno do estádio. Uma ação da Defensoria Pública de Minas Gerais que pede a suspensão do edital já está sendo analisada pela Justiça. Os manifestantes afirmam que a ocupação será por tempo indeterminado.

O protesto estava marcado para acontecer na madrugada, porém, houve um atraso. Por volta das 14h, um pequeno grupo já se encontrava no local com barracas e faixas de protesto. “A PBH bate o é na questão do edital e não estamos gostando disso. Vamos acampar e ficar aqui por tempo indeterminado para tentar buscar uma solução”, afirma Ernani Francisco Pereira, um dos membros e fundador da Associação de Barraqueiros da Área Externa do Mineirão (Abaem).

Os manifestantes procuraram apoio de grupos sociais da capital mineira. “Os blocos caricatos vão nos apioar durante a semana. Queremos pressionar a prefeitura para mudar a licitação. Estão batendo pesado. Eles assumiram um compromisso e agora estão fazendo isso”, questiona Pereira. “Queremos convocar o povo mineiro para nos apoiar”, pediu.

Essa é a segunda vez que os barraqueiros acampam na porta da Prefeitura. Em 18 de agosto, um grupo iniciou o protesto, que durou pouco tempo. O ato ganhou apoio da Defensoria Pública que entrou com uma ação pedindo a suspensão da licitação. A defensora Júnia Romana argumentou que o pedido foi feito para proteger os antigos comerciantes que ocupavam o local. “Além de garantir a proteção, também, da própria população de Belo Horizonte no seu direito ao patrimônio cultural que é, por exemplo, o ‘tropeirão’ do Mineirão”, completou. A ação já está nas mãos do juiz, que ainda não decidiu sobre a situação.

Vereadores apoiam barraqueiros

Uma comissão de vereadores de Belo Horizonte vai pedir à Minas Arena o retorno dos barraqueiros ao Estádio Mineirão, na Pampulha. A iniciativa foi anunciada em audiência pública na Câmara Municipal em 26 de agosto.

Related posts
Notícias

Em Palmas, prefeitura conclui licitação dos serviços de ônibus para escolas na zona rural

Palmas – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirmou, por meio de uma publicação no…
Read more
Notícias

Empresa vence licitação e pode executar obras em praça de Paranaíba por R$ 870 mil

Empresa fará revitalização do paisagismo e urbanismo da praça do município Foi publicado, em…
Read more
Notícias

Governo do RS realiza licitação para a compra de 690 veículos para órgãos de segurança

Certame para registro de preço ocorre pela modalidade pregão eletrônico nesta segunda-feira…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *