Notícias

Auditoria do TCE aponta irregularidades na licitação da Ceapi

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na licitação para concessão da Nova Central de Abastecimento do Estado do Piauí (Ceapi), a antiga Ceasa, apontou pelo menos quatro irregularidades graves no processo. Diante disso, a Divisão Técnica da Diretoria de Fiscalização recomenda em seu relatório que a Comissão Especial de Licitações da Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC), órgão subordinado à Seadprev – Secretaria de Estado da Administração e Previdência, não faça a homologação do contrato.
Segundo os técnicos do TCE, a licitação não apresentou o projeto básico. A auditoria relatou também que, com a entrega da Nova Ceapi para a iniciativa privada, a Secretaria de Administração está ilegitimamente fazendo a concessão de uso de um bem público sobre o qual não tem a titularidade, pois o imóvel pertence à Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi).

Os técnicos do TCE constataram também que a Comissão Especial de Licitação para a concessão da Ceapi foi composta em desacordo com a lei, sem a presença de técnico especializado. Eles relatam ainda falhas no edital, apontando prática de atos da Comissão de Licitação tendentes a restringir a competição.

Homologação

Em função das irregularidades encontradas no processo, a auditoria recomenda que a Comissão Especial de Licitações da Superintendência de Parcerias e Concessões se abstenha de homologar ou adjudicar a concorrência.

Os auditores do TCE sugerem também que, caso já tenha havido homologação ou adjudicação nos autos da Concorrência Pública, que a Comissão de Licitação e o secretário de Administração se abstenham de assinar e publicar eventuais contratos ou instrumentos correlatos.

Por fim, a auditoria do TCE recomenda que, caso tenha sido assinado e publicado o contrato, que se promova a suspensão dos atos de execução. Todas essas medidas, segundo os auditores, devem ser observadas até que o mérito da matéria apontada no relatório de auditoria seja julgado em definitivo pelo Tribunal de Contas.

A auditoria

A auditoria para analisar supostas irregularidades no âmbito da Comissão Especial de Licitações da Superintendência de Parcerias e Concessões, referente à Concorrência Pública Internacional n° 01/2017, cujo objeto é a outorga da Concessão de uso da Nova Ceapi, foi iniciada no último dia 19 e concluída dia 27.

A auditoria teve como relator o conselheiro substituto Jackson Nobre Veras e como procurador Plínio Valente Ramos Neto. O relatório foi produzido a partir de informações e documentos repassados ao TCE pelos responsáveis pela gestão da Seadprevi, bem como por intermédio de coleta a informações de natureza pública e diligências in loco.

O Tribunal de Contas ainda não informou quando analisará o relatório de auditoria da Ceapi. O Pleno do TCE se reúne todas as quintas-feiras, mas não há informação de haja sessão hoje, pois conselheiros e técnicos estavam ontem em Corrente, participando de um evento do Tribunal.

(Fonte: Cidade Verde)

Related posts
Notícias

Divulgada licitação para obras no Polo Logístico e no Centro Urbano Parque das Bênçãos

O critério de julgamento é o menor preço, ou seja, será declarado vencedor o licitante que…
Read more
Notícias

Intermat abre licitações para contratar serviços de regularização fundiária

Recebimento de propostas vai até o dia 17 de maio de 2024 O Instituto de Terras de Mato Grosso…
Read more
NotíciasUncategorized

Flamengo e Fluminense vencem licitação do Maracanã; veja detalhes

Clubes superaram a proposta do consórcio formado por Vasco e WTorre Flamengo e Fluminense venceram…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *