Notícias

Audiência para discutir a saúde deve ocorrer hoje

A audiência pública que discutirá a saúde na região sudeste de Mato Grosso, promovida pela Assembleia Legislativa, está prevista para esta segunda-feira (2), às 19h30, na Câmara Municipal de Rondonópolis.

Entre as pautas da audiência, estão a possível realização de cirurgias hemodinâmicas e angioplastia no município, realização de cirurgias de alta complexidade e de exames de ressonância magnética, dentre outros.

No caso das cirurgias, elas não são feitas em Rondonópolis porque grande parte do repasse do SUS acaba sendo destinado às unidades de saúde da capital. “A proposta é que esse ‘teto’ seja dividido com Rondonópolis para que esses dois tipos de cirurgia sejam feitos na cidade”, disse o deputado estadual José Carlos do Pátio, autor da proposta da audiência, se referindo às cirurgias hemodinâmicas e de angioplastia.

Outro tema que será discutido na audiência pública é o término do contrato do Hospital Regional com a Organização Social São Camilo, que vence em junho deste ano.

A proposta, é que na nova licitação, a empresa vencedora do certame tenha que executar cirurgias de traumatologia e cirurgias de alta complexidade em ortopedia. Quanto aos exames de ressonância magnética, o parlamentar classificou o tema como delicado.

Ele afirmou que está havendo um cartel, onde as empresas especializadas estão cobrando alto preço, muito acima do valor SUS. “Como os hospitais de Cuiabá estão cobrando o valor SUS, muito abaixo do cobrado em Rondonópolis, os pacientes têm que ir para a capital. Temos que buscar um entendimento com uma nova empresa para que ela cobre um preço similar ao valor do SUS”, comentou o deputado.

Além disso, a demora para que o exame seja realizado no Hospital Regional, também será discutida.

Além das questões de cirurgias de média e alta complexidade, realização de exames e o término do contrato com da OSS com o Hospital Regional, a questão da contratualização por parte do Estado para o funcionamento dos novos leitos de UTI instalados na cidade também deve estar entre os temas debatidos.

SANTA CASA

A greve dos médicos da Santa Casa de Rondonópolis deve ser outra questão a ser debatida com bastante ênfase durante a audiência pública. A unidade hospitalar está sem receber os recursos que deveriam ser repassados pelo Governo do Estado. Com os atrasos nos repasses, os médicos que estão sem receber os salários de janeiro, fevereiro e março continuam em greve, atendendo apenas os serviços de urgência e emergência.

(Fonte: A Tribuna MT)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *