Notícias

Ato público denuncia manobra para privatização do saneamento público

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado (Sindaema) vai realizar, nesta terça-feira (28), uma audiência pública para apresentar e discutir a licitação para uma Parceria Público-Privada do sistema de esgotamento sanitário em Vila Velha. O evento acontece na Biblioteca Municipal do município, conhecida como “Titanic”, a partir das 19 horas. O sindicato vai realizar uma concentração no local desde as 18 horas. O objetivo de audiência é alertar os trabalhos e a população para os riscos da privatização do setor.

Pela proposta já anunciada pelo governo estadual, a PPP de Vila Velha deve garantir a ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário e a prestação de serviços de apoio à Gestão Comercial da Cesan, na modalidade concessão administrativa. No entanto, o presidente do Sindaema, Fábio Giori, afirma que a parceria é uma forma de privatização, mercantilizando o saneamento público e causando uma série de prejuízos. “O saneamento deve ser um direito de todos, mas se essa PPP for aprovada, poderá resultar no aumento da tarifa e na precarização dos serviços prestados à população”, garante.

O sindicalista reforça que a PPP é uma forma de desmantelar a empresa – que hoje tem a maior parte de seu capital vinculado ao Estado – e favorecer o setor empresarial, através da transferência de recursos públicos. “Está posto um processo de sucateamento, de desmonte da empresa, colocando em risco os serviços prestados em 52 municípios e uma possível privatização em massa”, observou, citando que as duas PPPs – Serra e Vila Velha – devem responder por quase 80% dos investimentos da Cesan, deixando os 20% restantes para os demais municípios.

O sindicato denuncia ainda que o avanço das manobras em torno da privatização do sistema ocorre em momento em que os municípios criticam a atuação da Cesan, como o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), que deixou clara a intenção de romper com a estatal. “A onda neoliberal não vai derrotar o povo. Nossa defesa é pela gestão pública do saneamento, pela universalização dos serviços públicos de qualidade e por uma tarifa justa e acessível a toda população. Por isso, convocamos todos a vir conosco para a audiência que acontece nesta terça e dizer não às PPP’s”, conclamou Giori.

(Fonte: Seculo Diario)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *