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Assembleia de SP abre nova licitação para compra de carros

No início do ano, proposta de compra de 150 carros foi suspensa. Nova licitação aberta nesta semana prevê 94 carros de luxo.

A Assembleia Legislativa de São Paulo voltou a abrir licitação, na última segunda-feira (4),  para compra de 94 carros novos.  Em janeiro deste ano, os deputados estaduais suspenderam a compra de 150 veículos para reavaliação do edital.

Nessa nova licitação, os deputados pretendem investir R$ 7,2 milhões na aquisição e mais R$ 317,3 mil em revisões programadas.  A empresa que ganhar  a licitação terá de aceitar  a frota atual de  94 carros anos 2010 e 2011 e abater da compra o valor de R$ 2,9 milhões. Os carros têm entre 80 mil e 215 mil quilômetros rodados. Ante às criticas de que na primeira licitação o número de concorrentes era limitado a dois, há expectativa de que o novo certame tenha número maior de marcas (8) e modelos (15) em disputa.

 

Os novos carros deverão ter, no mínimo,  motor 1.8,  de 140 cavalos, câmbio automático, direção assistida,  ar condicionado,  vidros, travas e espelhos elétricos,  air bag duplo dianteiro  frontal e  lateral,  rádio AM/FM, tocas cd, freios ABS,  navegador GPS integrado ao painel ou ao sistema de multimídia genuíno do veículo;  e rodas com aros de liga leve.

 

Em outubro, a direção da Assembleia decidiu que a frota só pode ser trocada quando os veículos alcançarem 100 mil km ou cinco anos de uso; ou ainda se tiverem problemas sérios de funcionamento. A nova regra também diz que pode ser feita a substituição dos veículos que possuam quilometragem entre 80 mil e 100 mil km.

 

Histórico

Na licitação suspensa no início do ano, os parlamentares ofereciam a frota atual, comprada em 2011 e composta por 150 Chevrolet Vectra Elite, como parte do pagamento, no valor de R$ 4,7 milhões.

O edital de compra suspenso exigia sedãs médios fabricados em 2013, com comprimento igual ou superior a 4,5 metros, quatro portas e três volumes, 110 na cor preta e 40 na cor cinza.

A licitação suspensa previa que os carros dos parlamentares deveriam ter também motor 2.0, 150 cavalos ou mais de potência, câmbio automático, ar condicionado digital, som com toca-CD e MP3, direção assistida, vidro elétrico, air bag dianteiro e lateral, rodas com aros de liga leve, retrovisor com controle interno elétrico e película de proteção solar.

Apesar das exigências específicas, a Assembleia afirmou após lançar o edital que existe mais de um modelo com capacidade para concorrer no processo licitatório. “Cumpre esclarecer que alguns itens exigidos no edital podem ser incluídos aos veículos como “opcionais” pelas montadoras interessadas em participar do certame”, informou a direção da Assembleia, em nota.

Pneu duro

A  Assembleia decidiu renovar sua frota de veículos tomando por base reclamações dos próprios deputados sobre os gastos com manutenção da frota, cuja quilometragem já é elevada.

 

O segundo vice-presidente da Assembleia, Aldo Demarchi (DEM) disse na época que houve “inúmeras reclamações de parlamentares no sentido de que os gastos com manutenção dos veículos atuais têm sido cada vez mais elevados, na medida em que os carros vão aumentando sua respectiva quilometragem, a qual, em sua grande maioria, já é bastante elevada, 70.000 km em média, sendo a maior delas de 160.000 km rodados”, afirmou

O deputado esclareceu ainda que os itens mais citados nas reclamações são os pneus duros devido ao perfil atual, de 45, ser baixo e menos seguro e o alto consumo de combustível em virtude de o motor ser de 8 válvulas.

Demarchi afirmou que os deputados estaduais precisam se deslocar até 700 quilômetros entre a capital e suas cidades de origem cumprindo funções de representação, para recolher reivindicações e ouvir reclamos e sugestões de seus eleitores.

 

(Fonte: G1)

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