Notícias

Após protestos, Estado mantém licitação para transporte complementar

O secretário do Gabinete Civil argumentou que o processo licitatório irá trazer tranquilidade para os transportadores, já que eles irão trabalhar com tranquilidade, seguindo a legislação vigente e uma padronização especificada pela Arsal, mas sem a concorrência dos clandestinos. O processo terá validade de 10 anos e poderá ser prorrogado por mais 10, segundo especifica a Constituição Federal, já que o Governo do Estado contratou uma consultoria paulista para apresentar um estudo que atendesse à realidade do Estado.

Problema das outorgas

Mesmo admitindo que o governo do Estado atendeu a cerca de 70% das reivindicações no novo edital, os transportadores afirmam que o valor da outorga, que representa o valor pago para que um transportador possa explorar determinada linha de van. Isso porque, segundo o transportador Radjalma Amorim, como está no edital, o valor proposto e o prazo para pagamento impossibilitam que a maioria dos transportadores participem da licitação. “Trabalho há 10 anos neste ramo, fazendo a linha Palmeira dos Índios-Maceió. Já quebrei várias vezes mas sempre me recompus. No entanto, agora sei que não poderei concorrer e não sei como irei sustentar meus filhos”, alegou Radjalma Amorim, 53 anos.

No entanto, segundo o diretor presidente da Arsal, Waldo Wanderley, o valor e o tempo para pagamento da outorga foram flexibilizados no novo edital. De acordo com ele, foi ampliado o parcelamento para o pagamento de 50% da outorga, já que segundo o edital preliminar o prazo seria de 12 meses, mas passará para 24.

Ainda de acordo com o presidente da Arsal, com esta outorga, cujo valor varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil, dependendo da linha, os transportadores poderão explorar o perímetro por até 10 anos, prorrogáveis por mais 10, sem que tenham que pagar novas outorgas posteriormente.

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *