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Após licitações frustradas, prefeitura de Caxias negocia contratação direta para conclusão de ponte no interior


Estrutura na estrada entre Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina está paralisada desde 2021, quando empresa anterior abandonou a obra

A administração municipal de Caxias negocia diretamente com empresas a formalização de um contrato para concluir a construção de uma ponte sobre o Rio Piaí, no limite dos distritos de Vila Cristina e Santa Lúcia do Piaí. A chamada contratação direta ocorre após a falta de interessados em licitações anteriores, a mais recente em agosto deste ano.

A estrutura ficará na Estrada Municipal João Edgar Yung, próximo ao entroncamento com a Estrada Municipal 92. A construção integra o projeto de pavimentação de cerca de 15 quilômetros das duas vias, iniciado em 2018 e já finalizado. A travessia, com 100 metros de extensão, teve as obras iniciadas em abril de 2020. Em março de 2021, no entanto, a empresa responsável paralisou os trabalhos alegando aumento expressivo dos custos, em função da crise gerada pela pandemia.

Na época, segundo o secretário de Obras, Norberto Soletti, o aço teve um aumento de 130% e o asfalto de 95%. Mesmo com renegociações orçamentárias, o município não conseguiu chegar no valor pedido pela empresa e o contrato acabou rescindido.

Com a possibilidade de contratação direta aberta pela falta de interesse nas licitações seguintes, a administração já iniciou conversas com ao menos uma empresa para tentar dar andamento à obra. De acordo com Reinaldo Toscan Neto, titular da Diretoria de Projetos da Secretaria de Obras, já foi realizada reunião com uma empresa para apresentar o projeto e orçamento. A decisão da construtora é esperada para a próxima semana em um novo encontro.

— Procuramos uma empresa interessada em fazer a obra pelo preço de orçamento. Não pode ser acima do orçamento que foi colocado — explica.

O teto orçamentário segue o mesmo cálculo utilizado para contratações via licitação. Isso porque as obras públicas precisam por lei seguir a chamada tabela Sinapi, que guia o cálculo do custo de obras em todo o país. Essa limitação também dispensa a busca de orçamentos junto a três empresas diferente. No último certame realizado, o custo previsto para a construção da ponte era de R$ 3,389 milhões com prazo de execução das obras em um ano.

Ponte antiga tem limitações
Atualmente já existe uma ponte sobre o Rio Piaí, mas a estrutura permite a passagem de apenas um veículo por vez. Além disso, em períodos de cheia, a estrutura costuma ficar submersa, bloqueando o trânsito. A nova travessia, com duas pistas e maior altura, corrige esses problemas.

A finalização da obra, assim como asfaltamento das estradas do entorno, também facilita o acesso de produtores rurais à BR-116, em Vila Cristina, passando pela localidade de Linha Sebastopol. Os principais beneficiados são moradores de Santa Lúcia do Piaí, Vila Oliva e Fazenda Souza. A ponte e as estradas 92 e João Edgar Jung também vão permitir uma ligação totalmente asfaltada entre a BR-116, em Vila Cristina, e a Rota do Sol, na região de Ana Rech.

As obras integram o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI) e serão pagas com recursos obtidos pelo município por meio de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).

(Fonte: GHZ)

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