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Após licitação, Tctau deve ter número de permissionários reduzido de 76 para 60

Após licitação realizada pelo governo Ortiz Junior (PSDB), o Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) deve ter seu número de permissionários reduzido de 76 para 60.

O motivo: dos 103 interessados no processo, que oferecia as mesmas 76 permissões, 43 foram inabilitados pela comissão da prefeitura.

Desse total, 27 foram inabilitados já na primeira fase, que teve o resultado divulgado no início de abril. Entre os problemas estavam habilitação vencida ou suspensa e falta de certificado do curso de transporte coletivo de passageiros.

Outros 16 foram inabilitados na segunda fase. O resultado foi publicado no diário oficial do último dia 11. Em 15 dos casos os candidatos não comprovaram experiência compatível. Em outro, o interessado havia sido punido esse ano por atuar sem autorização no transporte de passageiros e com veículo suspenso. Eles podem apresentar recurso até essa sexta-feira.

REDIMENSIONAMENTO/ Atualmente, o Tctau opera em 11 linhas urbanas. São 76 permissionários, distribuídos em 54 veículos.

Pelo novo edital, os possíveis 76 permissionários poderiam decidir se operariam com veículos próprios ou se dividiriam um mesmo micro-ônibus. Ou seja, o número de carros poderia variar entre 76 (um para cada um) e 38 (caso todos decidissem dividir).

Questionada pela reportagem, a prefeitura informou que não irá abrir nova licitação para preencher as 16 vagas restantes. “O projeto de operação do sistema será adequado para os 60 classificados”.

A decisão contrariou a categoria. Segundo o presidente do TcTau, Luiz Idalque, o Cebola, a promessa era fazer como no caso dos mototaxistas: já foram feitas duas licitações, que não preencheram as 440 vagas, e uma terceira deve ser aberta.

INTEGRAÇÃO/ As atuais permissões foram concedidas em 2008 e só tinham validade até 2013. As novas concessões terão validade de 15 anos, e podem ser prorrogadas por mais dez anos.

Após o fim do processo licitatório, os permissionários vão ter até 90 dias para substituir os veículos por micro-ônibus de duas portas (uma para embarque e outra para o desembarque), com catraca, bilhetagem eletrônica e GPS.

Com isso, a prefeitura espera concluir até o fim do ano o processo de integração entre Tctau e ABC, que havia sido prometido para dezembro de 2013. Os dois modelos passarão a atuar em linhas distintas, não mais competindo nos mesmos trajetos.

(Fonte: Gazeta de Taubaté)

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