Notícias

Após atrasos nas obras, passarela é inaugurada em Balneário Camboriú


Estrutura de 190 metros liga Barra Sul ao bairro da Barra.
Obra é alvo de investigação do Gaeco e trabalhos chegaram a parar.

Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (7) a Passarela Manoel Firmino Rocha, que liga a Barra Sul ao bairro da Barra, em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense. São 190 metros de uma ponta a outra. A estrutura era para ser entregue em 2012, é alvo de investigação e as obras chegaram a ficar paradas, como mostrou o Jornal do Almoço.
A altura equivale a um prédio de 22 andares, são 57 metros. Dá para subir na passarela de escada ou elevador. Apenas pedestres e ciclistas podem passar. O uso da estrutura é gratuito.

A balsa que atualmente faz a travessia do Rio Camboriú vai funcionar até dezembro. Nesse período, a expectativa é de que os moradores se acostumem com a nova passarela. “Ela foi concebida com o intuito de servir de meio de transporte para o morador da Barra”, disse o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Dias.

Revitalização
No piso superior, há espaço para seis quiosques e dois restaurantes. Embaixo, tem lugar para dois bares ou restaurantes, um em cada torre. A seleção de quem vai explorar a região vai ser feita por meio de licitação. A expectativa é de que a passarela se autossustente.

A estrutura é vista como um incentivo ao turismo em Santa Catarina e no bairro da Barra. Toda a região de acesso à passarela está sendo revitalizada.

Haverá espaço para prática esportiva e um mercado de peixe. Em relação à segurança, a passarela tem 36 câmeras de monitoramento, que abrangem toda a extensão.

O nome da estrutura é em homenagem a um antigo morador do bairro da Barra. Manoel Firmino Rocha foi uma das primeiras pessoas a fazer a travessia do Rio Camboriú, de barco, na década de 1950.

Alvo de investigação
A Passarela da Barra é a mais controversa obra recente da cidade. Custou R$ 30 milhões e é alvo de investigação pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A estrutura começou a ser construída em 2012. A obra atrasou e, nesse meio tempo, chegou a ficar parada. No ano passado, a empresa que venceu a licitação abandonou tudo. Por isso, a prefeitura está cobrando uma multa de R$ 3 milhões. Porém, ainda não conseguiu notificar a empresa, o que agora deve ser feito por meio de edital.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Palhoça abre licitação para contratar empresa de sistema de água e saneamento

A Prefeitura de Palhoça lança, nesta segunda-feira (6), uma licitação para contratar uma empresa…
Read more
Notícias

Petrobras abre licitação para retomar construção do antigo Comperj

Expectativa é gerar 10 mil empregos; Edital de licitação prevê a construção de planta para…
Read more
Notícias

Recife abre licitação para implantação de placas de rua em todas as vias da cidade

Foi publicado neste sábado (04) o edital de licitação para a concessão de serviços para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *