Notícias

ANP habilita as 11 empresas interessadas no leilão do pré-sal

A Sinopec não fez inscrição para participar sozinha da licitação, mas pretende concorrer por meio de suas sócias Galp e Repsol.

 

Todas as 11 empresas que pagaram taxa de participação para o leilão de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, estão habilitadas a participar do certame previsto para 21 de outubro, informou nesta terça-feira (1º) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de sua assessoria de imprensa.

 

A habilitação é mais um passo para as empresas participarem do leilão, o primeiro do pré-sal, que envolverá a maior reserva de petróleo brasileira, com volumes de 8 bilhões a 12 bilhões de barris.

 

A confirmação da participação efetiva das companhias que fizeram a inscrição para o leilão, todas elas de grande porte, ainda depende de questões como a apresentação de garantias, incluindo financeiras, cujo prazo se encerra em 7 de outubro.

 

Até a semana passada, 8 das 11 empresas já tinham passado pelo processo de habilitação da ANP, disse uma fonte próxima das discussões à Reuters.

 

Nesta terça-feira, as demais foram habilitadas para participar do certame, segundo a fonte.

 

A lista das 11 empresas que pagaram para participar do leilão de Libra é formada pela japonesa Mitsui, a indiana ONGC, a malaia Petronas, as chinesas CNOOC e CNPC, a colombiana Ecopetrol, a Petrogal (da portuguesa Galp e da chinesa Sinopec), Petrobras, Repsol Sinopec Brasil (da espanhola Repsol com a chinesa Sinopec), a anglo-holandesa Shell e a francesa Total.

 

O processo de pagamento de taxa de participação terminou em setembro e agora acontece a fase de análise da documentação das empresas interessadas na disputa.

 

“Estou tranquilo com relação ao leilão. Todas as empresas que entraram lá são de gabarito, ninguém é aventureiro e tem total condições de desenvolver o projeto”, declarou uma fonte próxima da situação à Reuters, na condição de anonimato.

 

A ANP habilitou as duas empresas chinesas e as outras duas com participação da Sinopec, também da China, mas alertou em documento visto pela Reuters que elas atentem para a regra do edital que determina que um mesmo grupo societário não pode participar de consórcios diferentes.

 

Está claro para a agência que as duas estatais chinesas CNOOC e CNPC, pertencentes a um mesmo controlador (o Estado chinês), não poderão atuar separadamente no leilão, na avaliação do diretor da autarquia, Helder Queiroz, que falou durante evento no Rio.

 

A Sinopec não fez inscrição para participar sozinha da licitação, mas pretende concorrer por meio de suas sócias Galp e Repsol.

 

Nesta terça-feira, autoridades da ANP disseram também que está sendo analisado se a Petrogal (formada pela Galp e Sinopec) e Repsol Sinopec Brasil poderão competir sem restrições no leilão de Libra.

 

“Temos que definir agora o que é um mesmo grupo societário. Fizemos consultas publicas e ninguém questionou isso, mas um parecer cabe à comissão de licitação”, disse à Reuters uma outra fonte, na condição de anonimato.

 

(Fonte: Folha SP)

Related posts
Notícias

Hospital de Cuidados Paliativos terá licitação para selecionar OS; entrega de unidade deve ser feita no 2º semestre

O Hospital de Cuidados Paliativos em Salvador terá uma nova data para ser inaugurado. No último…
Read more
Notícias

Prefeitura de Ladário convoca 2ª colocada em licitação para retomar obras no Estádio Vicente Fortunato

Ladário(MS)- As obras de reforma e ampliação do Estádio Municipal Vicente Fortunato, em…
Read more
Notícias

Licitação para contratar empresa que revitalizará asfalto da avenida Goiânia será no dia 16

O valor máximo estabelecido para a obra foi de R$ 1.583.302,03 Uma obra de recapeamento asfáltico…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *