Notícias

Acumulação de cargos deve respeitar horários

O tema é parte de uma consulta feita pela Auditoria Geral do Estado ao Tribunal de Contas de Mato Grosso quanto a acumulação de cargos públicos, limitação da carga horária semanal .

A acumulação de cargos e a possibilidade de dois vínculos jurídicos do servidor perante o Poder Público, são possíveis, desde que em horários compatíveis. Entende-se por “compatíveis” os horários conciliáveis, aqueles que não prejudiquem a qualidade e a regular prestação do necessário serviço público desempenhado pelo servidor, nem a dignidade humana do próprio servidor, cabendo à Administração o controle do somatório da carga de jornada de trabalho de forma efetiva, real e objetiva.

O tema é parte de uma consulta feita pela Auditoria Geral do Estado ao Tribunal de Contas de Mato Grosso quanto a acumulação de cargos públicos, limitação da carga horária semanal e o regime de dedicação exclusiva. Na sessão plenária do dia 05/07 o Pleno do tribunal respondeu à consulta informando à Auditoria Geral do Estado que a Constituição Federal não estabelece qualquer limitação quanto à carga horária a ser cumprida por servidor na hipótese de acumulação lícita de cargos públicos, vedando, apenas, a superposição de horários.

O relator conselheiro substituto Luiz Henrique Lima esclareceu em seu voto que para os casos em que a lei exija dedicação exclusiva, é possível a acumulação com outro cargo ou emprego, nos casos previstos nas alíneas do inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal, desde que a atividade desempenhada seja diversa da de seu cargo ou de sua função e haja compatibilidade de horários.

 

(Fonte: 24 Horas News)

Related posts
Notícias

Economia nas compras da Prefeitura de Manaus atinge R$ 2,454 bilhões entre janeiro de 2021 e 2025 com ênfase em licitação

Gestão da Prefeitura de Manaus gera economia de R$ 2,454 bilhões em processos de compras e…
Read more
Notícias

Eco Verde vence licitação emergencial e inicia coleta de lixo em São Luiz Gonzaga

A empresa Eco Verde venceu o processo licitatório emergencial para a coleta de resíduos sólidos…
Read more
Notícias

GOVERNO DA BAHIA LANÇA LICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE NOVO FERRY-BOAT

O Sistema Ferry-Boat receberá, em breve, mais uma embarcação para fazer o transporte de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *