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A complicada licitação sobre transporte urbano

As empresas interessadas em participar da licitação do transporte público de passageiros de Porto Alegre, cujas propostas devem ser entregues dia 3 de junho

 

As empresas interessadas em participar da licitação do transporte público de passageiros de Porto Alegre, cujas propostas devem ser entregues dia 3 de junho, estão analisando, com muito cuidado, o edital divulgado pela prefeitura da Capital, diante da complexidade de algumas exigências, não só para entrar na concorrência, mas, principalmente, para cumprir os compromissos em caso de vitória. O contrato será por 20 anos, mas, com a entrada do sistema BRT, dentro de um ano, e do metrô, futuramente, o setor será fortemente atingido, com diminuição, no mínimo, de 85% dos itinerários e de 70% no tráfego de ônibus, e o edital não prevê nenhuma compensação ou indenização pela diminuição do movimento e do faturamento.

 

Ônibus II

 

O advogado Laury Koch, consultor de algumas empresas do setor, acredita que as oito empresas que hoje fazem parte dos três consórcios (STS, Unibus e Conorte) que atendem ao transporte urbano de Porto Alegre e mais algumas participarão da licitação das 400 linhas da cidade. “A licitação é um desafio muito grande, uma vez que existem pontos obscuros sobre as exigências”, diz. As vencedoras terão que colocar ar-condicionado em 100% da frota em cinco anos, GPS em todos os veículos, call centers para atender reclamações, aumentar itinerários e diminuir o número de passageiros por veículo, entre outras.

 

Ônibus III

 

Os ônibus atuais circulam com seis passageiros por metro quadrado. Com a licitação, diminuirá para quatro por m2. O Sistema de Ônibus Monitorado Automaticamente (Soma) permitirá não só o controle de frequência, número de passageiros, paradas, etc., como a localização, pelo usuário, através do celular e tablet, do veículo e do itinerário que precisa. Câmeras gravarão quem entra ou sai do veículo. A publicidade nos carros será cobrada pela prefeitura, que usará o dinheiro como quiser, ou, então, para diminuir o preço da passagem, que, segundo o edital, não pode fugir a um valor entre R$ 2,93 e R$ 2,95. Esta será a primeira licitação do sistema de ônibus de Porto Alegre, que funciona sob permissões desde 1920, e, por isso, está sendo tão difícil aplicá-la.

 

Carris deficitária

 

Por falar em ônibus, a Companhia Carris está vivendo um momento delicado, com 30 equipes (motorista + cobrador) fora do trabalho por motivos diversos, inclusive de saúde. São 30 ônibus sem circular. Se eles fazem quatro viagens/dia, em média, são 120 viagens/mês não feitas. Além de gerar uma multa diária de R$ 10 mil, cobrada pela EPTC, a situação se reflete no sistema de transporte, gera desconforto para a população, aglomeração de passageiros nos pontos e sobrecarga para as demais empresas, além de prejuízos diretos, pois o rateio do arrecadado é feito por quilometragem, e a Carris está com “quilometragem deficitária”, na linguagem dos operadores do transporte coletivo urbano. Os cofres do município estão colocando dinheiro na companhia.

 

Fenovinos

 

O Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó está com tudo pronto para a XXVI Fenovinos, em Unistalda, entre os dias 14 e 18 de maio. Haverá, inclusive, concurso de gastronomia com carne ovina. A Brastexel escolheu para julgar a raça, dia 16, Volnei Ávila, Cláudio Marimon e Jair de Lima Pereira Filho. Haverá campeonato Progênie de Pai e Progênie de Mãe, segundo Maria Tereza Queirolo, presidente da associação.

 

Ovinofest

 

O Sindicato Rural de Lavras do Sul realizará, entre 30 de maio e 1 de junho, a Ovinofest 2014, com artesanato, música, exposição de cutelaria, mostra de ovinos e apresentações de pratos especiais com carne ovina, preparados por chefes de cozinha especialmente convidados. Cada refeição será preparada por um chef. O lançamento do festival será dia 12 de maio no galpão crioulo do Palácio Piratini.

 

(Fonte: Jornal do Comercio)

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