Notícias

De olho no maior leilão da história

Questão estratégica

Para tentar barrar ações judiciais que prejudiquem a rodada de licitação do excedente da cessão onerosa em áreas do pré-sal – marcada para a próxima quarta (6) -, o Governo Federal já colocou as barbas de molho. Nada menos que 115 servidores da Advocacia-Geral da União (AGU) trabalham em regime de plantão para evitar a judicialização.

Questão estratégica II

Considerado o maior leilão da história no país, o excedente do pré-sal interessa a muitos investidores e, claro, aos combalidos cofres dos governos estaduais e municipais. O ES tem especial interesse na formatação do processo.

Decisão importante

A coluna registra e alerta aos gestores públicos do ES sobre uma importante mudança prestes a ser debatida na Câmara dos Deputados. Trata-se do Projeto de Lei 3.261/19, que altera o Marco Legal do Saneamento Básico. Ele foi aprovado na última quinta (31) na Comissão Especial e está pronto para ser votado em Plenário. Atualmente, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, e quase metade da população vive sem serviço de coleta de esgoto.

Voz amplificada

Na semana que passou, o deputado estadual Sergio Majeski emplacou mais uma aprovação de Projeto de Indicação ao Governo do Estado na área da Educação. Dessa vez, a Assembleia Legislativa sugere que a Sedu adquira kits com microfone, amplificador de voz e caixa de som portátil. Segundo Majeski, nas 270 escolas da rede estadual que ele diz ter visitado, um dos problemas encontrados é a falta de voz e a rouquidão, “por conta da acústica ou para superar barulhos diversos, internos ou externos das salas”, diz.

Liminar

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) obteve uma vitória parcial na batalha contra os cortes de pessoal na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Instituto Federal no Espírito Santo (Ifes). Na última semana, decisão da Justiça em caráter liminar suspendeu os efeitos do Decreto 9.725, de 12 de março de 2019, segundo o qual estavam extintos, desde 31 de julho, cargos em comissão e funções de confiança nas duas instituições de ensino.

Liminar II

Agora, a União deverá restituir a rubrica da folha de pagamento do mês de agosto dos servidores no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape), no prazo máximo de 15 dias. O decreto promoveu o corte de 176 funções gratificadas na Ufes – 112 delas estavam ocupadas – e de outras 100 funções (todas ocupadas) no Ifes. Ainda cabe recurso.

Apolônias

Começa nesta segunda (4), na Assembleia Legislativa, a exposição fotográfica “Apolônias do Bem”. A exposição retrata mulheres que tiveram a dentição afetada depois de sofrerem agressões físicas, com o antes e o depois do tratamento. A iniciativa é da Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN). A mostra vai ser aberta às 14 horas, na galeria Elpídio Malaquias, no pilotis da Ales.

(Fonte: Folha Vitória)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *