Notícias

UPB pressiona deputados a rever a Lei de Licitações

Cunha ter sinalizado positivamente para algumas das pautas, entre elas, a Lei de Licitações.

 

Um grupo de prefeitos associados à União dos Municípios da Bahia (UPB) esteve em Brasília, ontem, para realizar um ato em comemoração ao Dia do Municipalismo, com objetivo de sensibilizar os deputados federais e senadores da necessidade de aprovar propostas em tramitação que objetivam mais repasse de recursos aos municípios. O ato ocorreu na entrada do Salão de Comissões do Congresso Nacional, por onde passam os senadores e os parlamentares.

 

A presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), chegou a se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na manhã de ontem. Ao peemedebista, ela pediu apoio da Casa para votação de propostas que permitam maior governabilidade aos municípios baianos e brasileiros. Na ocasião, Quitéria apresentou as pautas definidas como prioritárias pelos prefeitos e saiu de lá esperançosa, após Cunha ter sinalizado positivamente para algumas das pautas, entre elas, a Lei de Licitações.

 

Cunha disse que será instalado no parlamento duas comissões especiais para discutir o pacto federativo e a Lei de Licitações (8.666/93). Segundo o peemedebista, a proposta de criação das comissões foi bem recebida pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. “Precisamos debater essa situação e ver o que precisa fazer para modernizar”. Durante a tarde, os prefeitos associados à UPB se reuniram com a bancada de deputados e senadores baianos. “É um início de uma nova legislatura e esse diálogo é essencial para que o Congresso Nacional decida com base na realidade dos municípios porque, nesse momento, precisamos de condições para governar”, afirmou Quitéria.

 

Entrou na lista de prioridades, durante a conversa, questões como a reforma política (PEC 352/13 e PL 1538/07) e a regulamentação das transferências de recursos do governo federal para as áreas de saúde e educação.  Segundo Quitéria, os municípios estão vivendo um momento difícil,   com problemas como  queda de arrecadação,  seca e o  aumento de obrigações sem repasse proporcional. “As administrações estão afetadas”, disse ela, acrescentando ainda a importância do fim da reeleição, da ampliação do mandato para seis anos e a unificação das datas de votação.

 

Os deputados e senadores baianos conversaram ainda com os prefeitos sobre “Atualização da Lei de Responsabilidade Fiscal”, que altera a Lei Complementar de 2000. “Esta é uma ação de fortalecimento municipal, a defesa dos cidadãos que residem em cada um dos 417 municípios baianos e a busca de que prefeitos e prefeitas atuem com maior autonomia no cargo para o qual foram eleitos”.

 

(Fonte: Tribuna Bahia)

Related posts
Notícias

Botelho quer licitação para definir empresa que irá operar BRT

Adversário disse que empresa de Botelho, que é concessionária na Capital, iria operacionalizar…
Read more
Notícias

TCE-MS suspende licitação de R$ 21 milhões para compra de insumos da Prefeitura de Três Lagoas

Licitação teria sessão nesta quinta-feira (27) O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato…
Read more
Notícias

CORREIOS ABRE LICITAÇÃO PARA VENDA DE IMÓVEL EM SALVADOR

No próximo dia 1º de julho, será aberta uma licitação para alienação de um imóvel dos…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *