Notícias

Um ano após a assinatura de licitação, usuários do transporte público continuam sem voz ativa

qualidade do serviço está garantido no edital de licitação das linhas de ônibus.

 

O direito do usuário do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife de opinar sobre a qualidade do serviço está garantido no edital de licitação das linhas de ônibus. A nota do usuário tem peso equivalente a 3,5 na avaliação do sistema, de 0 a 10, e pode resultar em punição para as operadoras de ônibus.

 

Um ano após a assinatura dos dois primeiros lotes de licitação, no entanto, a avaliação do índice de relacionamento não foi sequer iniciada. Também não há previsão de conclusão do processo licitatório dos cinco lotes restantes.

 

A principal ferramenta existente para o usuário reclamar, até que o sistema de avaliação seja implantado, é a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo 0800-081-0158, que recebe uma média de 270 ligações por dia referentes a reclamaçoes e pedidos de informação.

 

Casos como os que foram relatados ontem, pelo Whatsapp Diario. Em um deles, internauta Antônio Fernandes da Silva Júnior denunciou que seu irmão, de 13 anos ficou preso na porta do ônibus da Caxangá na Linha 518 Largo da Paz/Afogados. A reclamação foi registrada na própria Central de Atendimento do Grande Recife. Na foto, o protocolo é de número 16183.

 

Também pelo Whatsapp Diario, um homem que não quis se identificar enviou uma foto de sua perna machucada. Ele conta que se feriu, ao tentar subir no ônibus da linha Paulista/Macaxeira no Terminal Integrado Pelópidas da Silveira. De acordo com o usuário, ao ser empurrado por outro passageiro se feriu a perna no batente do ônibus, sendo necessário cinco pontos.

 

No ano passado, foram registradas mais de 10 mil reclamações. O não cumprimento de horário e queima de parada são as mais recorrentes. Mas há um terceiro item que começa a chamar atenção e que está entre os pontos de avaliação previstos na licitação: a urbanidade dos profissionais que trabalham no transporte público. Ou seja, o grau de gentileza e educação para com os usuários.

 

De acordo com o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu, o índice de satisfação mede a percepção do usuário. Dez itens serão avaliados entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. “A urbanidade dos motoristas, cobradores, fiscais e pessoal da manutenção também será medida na avaliação de relacionamento”, afirmou Melibeu.

 

Rede incompleta

Os usuários também poderão opinar sobre direção perigosa, distância das paradas, qualidade da climaticazação, limpeza dos veículos, queima de paradas, estado de conservação da frota, cumprimento de itinerário, retenção do troco, cobrança indevida do valor da tarifa.

 

Pelo edital, a avaliação deveria ser feita a cada semestre. Mas até agora, um ano depois da primeira licitação, apenas o índice de remuneração está sendo medido, que inclui cumprimento das viagens, intervalo entre as viagens e índice de quebra. “Nesse primeiro ano as operadoras não estão conseguindo cumprir estes itens por várias razões. Uma delas é o trânsito”, revelou André Melibeu.

 

Na avaliação de desempenho as operadores não podem ter em um mesmo semestre duas notas inferiores a seis. “Entre as punições está a não renovação do contrato”, explicou o diretor de operações do Grande Recife. Nenhuma operadora, no entanto, foi punida até o momento.

 

(Fonte: Diario de Pernambuco)

Related posts
Notícias

Diadema abre licitação para construção do Novo Hospital Municipal

Prédio será levantado onde atualmente funciona o Paço Municipal; demolição de parte do imóvel…
Read more
Notícias

Porto Nacional realiza licitação em agosto para concessão de cerca de 140 lotes no Polo Multissetorial

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Porto Nacional realiza…
Read more
Notícias

Prefeitura abre licitação para instalação de pista de arrancada

Equipamento será instalado no bairro Ecopark O prefeito Edinho Araújo assinou no final da tarde…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *