Notícias

Tribunal de Contas suspende licitação para contratação de serviços de informática

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu, na quarta-feira, 22, o Pregão Presencial número 025/2017, da Prefeitura de Venâncio Aires. A decisão se deu a partir de medida cautelar concedida à empresa Sigcorp Tecnologia da Informação Ltda, de São Paulo, que alega que o edital do certame apresenta irregularidades que interferem na ampla e efetiva competição entre eventuais interessadas.

A licitação tem por objetivo a contratação de serviços de empresa especializada em fornecimento e manutenção de sistema de informática (software), suporte técnico remoto, treinamento e, também, capacitação dos servidores para o gerenciamento das receitas de transferência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Tanto o recebimento quanto a abertura de envelopes com a documentação necessária e propostas ocorreriam na última quarta-feira, 23, mas o processo acabou sendo paralisado.

Ao analisar a denúncia apresentada pela Sigcorp, o conselheiro relator Pedro Figueiredo entendeu que estão evidenciadas deficiências no edital, como carência de justificativa para a exigência de dois atestados de capacidade técnica; indefinição do objeto de licitação quanto a treinamentos; e número de usuários que irão receber a capacitação. Conforme despacho de Figueiredo, também foi questionada a ausência de justificativa para a modalidade de Pregão Presencial, sendo indicado o Pregão Eletrônico. Ainda de acordo com a manifestação do conselheiro relator do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Pedro Figueiredo, ‘serão examinadas em momento oportuno outras possíveis irregularidades apontadas pelo denunciante, após instrução do processo’.

Procuradoria e Fazenda atentas

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação Social e Marketing, o caso já chegou à Procuradoria Jurídica da Prefeitura, liderada por Marion Kist, e que vai contar com o suporte do titular da Secretaria da Fazenda, Eleno Stertz, para elaborar esclarecimentos, conforme solicitado pelo Tribunal de Contas.

Prefeito diz que questão é técnica

De Belo Horizonte, Minas Gerais, onde participa do Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais – representando o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), o qual preside -, o prefeito Giovane Wickert afirmou que ‘a questão é estritamente técnica e segue os trâmites legais, tudo dentro do prazo.

(Fonte: Folha do Mate)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *