Notícias

Transporte Coletivo: Menos demagogia; mais propostas

A proposta de rompimento do contrato da licitação do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia apresentada por alguns candidatos a prefeito da capital não é nada responsável. Em 2008, quando foi efetivada a contratação, após décadas de ilegalidade do sistema, aconteceu um grande avanço do sistema com a regularidade que a licitação construiu. A licitação, inclusive, carrega elementos da nova legislação de parcerias público-privadas.

Quando um candidato a prefeito propõe, de forma seca e direta, o rompimento do contrato, promove o desconhecimento sobre o fato e reforça a ação por meio de uma demagogia irresponsável. Ocorre que há responsabilidades graves se o poder público rescindir o contrato, conforme a legislação. Não é um ato simples e sem consequências.

A efetivação da rescisão implica em indenização por parte das prefeituras da região metropolitana para as empresas do transporte coletivo, proporcional, é claro, à participação de cada uma delas. Então, quais os valores que deveriam sofrer indenização? Os investimentos em ônibus adquiridos a partir do novo contrato, os obras dos terminais (Cruzeiro; Bandeiras; Izidória; Garavelo), a instalação da Central de Controle Operacional estão entre eles. Além disso, o valor pago pelas empresas na realização do contrato também entra na contagem.

Por outro lado, há condições em que a rescisão pode ser feita quando as empresas não cumprirem a legislação, o contrato ou deixar de atender exigências do poder concedente. Tal situação pode promover a judicialização do processo se não for devidamente comprovado e levar a instabilidade do sistema, ou seja, a população ficar sem o serviço. Evidentemente, esse não é interesse de qualquer administrador público pois poderá levar a um alto grau de desgaste político junto à opinião pública e destruir uma carreira de qualquer prefeito.

Assim, diferentemente do que pensam alguns candidatos a prefeito de Goiânia, a rescisão não é um ato simples. No entanto, tal promessa pode promover candidaturas que tentem, desesperadamente, chamar a atenção dos eleitores. A primeira pergunta que terão que responder é: a prefeitura de Goiânia e os outros municípios tem dinheiro para indenizar as empresas?

Os problemas do transporte coletivo não serão resolvidos por atos unilaterais e propostas radicais não contribuem para o debate, ao contrário, criam falsas expectativas. Ao promover a ideia de que o que é a solução é o rompimento do contrato, um candidato não vai ao centro do problema sobre o sistema: a sustentabilidade financeira.

O modelo da licitação aplicada na região metropolitana de Goiânia responsabilizou a tarifa por todos os investimentos que as empresas devem receber de volta. Também, está na tarifa o custo das gratuidades oferecidas a idosos, estudantes, menores, entre outros. Quem paga o benefício social dado pelo Poder Público a eles é o usuário que paga a tarifa cheia. O modelo é injusto com o usuário do transporte coletivo.

Uma proposta cabível para o discurso dos candidatos é: As prefeituras custearem parte das gratuidades como subsídio ao sistema. O modelo é utilizado em várias cidades do Brasil e do mundo, mas também carrega um problema: De onde vai sair o dinheiro? Assim, o debate essencial é sobre o custo e os investimentos do sistema de transporte coletivo. Assim, o sistema pode melhorar e não o contrário. Em síntese, menos demagogia e mais propostas realistas e planejadas.

(Fonte: Diario de Goias)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *